00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

27/02/2009

Copos para os lápis

Transforma um rolo de papel na tua personagem preferida. Podes ainda aproveitar este trabalho para guardar os lápis na tua secretária.

Instruções aqui

Guardar sacos de plástico

Sabias que a nível mundial são consumidos 500 biliões de sacos plásticos por ano, dos quais cerca de 1% acabam como resíduos, que transportados pelo vento, entopem redes de esgotos, provocando inundações, ou contaminam a água e o solo? Milhares de animais marinhos morrem sufocados anualmente quando comem sacos plásticos, confundindo-os com comida.

Devemos tentar reduzir a quantidade de plástico que usamos. Uma excelente ideia é, em vez de trazer sacos de plástico novos cada vez que vamos ao supermercado, porque não guardar e reutilizar os mesmos sacos da próxima vez que formos ao supermercado em vez de os deitarmos fora?

Deixo aqui a sugestão da ecoideias: Basta enrolar cada saco numa pequena bola e enfiá-lo tubo de cartão. Podemos guardar até 10 sacos em cada tubo. O tubo ocupa muito menos espaço do que ocupariam os 10 sacos. Depois podemos guardar numa gaveta, no porta-luvas do carro, ou na mala. Podemos levar um tubo quando formos às compras, e assim evitarmos de trazer ainda mais sacos para casa.

26/02/2009

Jovens Rumo à Mudança

JOVENS RUMO ÀS MUDANÇAS - kit de formação para o consumo sustentável – O GUIA
- a caminho de estilos de vida sustentáveis, um excelente guia publicado pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, ambas agências da ONU. Tentam mostrar aos jovens que é possível a qualquer pessoa converter as suas aspirações de um mundo melhor em acções de todos os dias. São argumentos importantes com sugestões factíveis de como cada um pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta, cuja definição envolve muito mais que a vida humana somente.
Mesmo tendo sido o guia publicado tão recentemente (2002), pesquisas feitas pela WWF em 2008 já nos dão conta de que quase nada fizemos para minorar o problema. Ao contrário, a situação é grave, como vocês podem constatar no Relatório Planeta Vivo 2008.

MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL

Agir de maneira sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades. Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correcto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceite.

O movimento Planeta Sustentável faz parte dessa corrente que pretende amenizar o nosso impacto sobre o ambiente e tornar a convivência social cada vez mais civilizada. Podes consultar o MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL e comprova como é possível promover pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adoptados por todos nós.

Um bom começo é praticar os “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar. As dicas e informações que constam no manual podem ser aplicadas no dia-a-dia na tua própria casa, no trabalho, na rua e na vida pessoal.

10/02/2009

NOVO DESAFIO: Como reutilizar ROLOS DE CARTÃO?

Sabias que para cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate cerca de 20 árvores, economiza-se 70% de energia eléctrica e polui o ar em 74% menos do que se fosse produzido a partir do corte de árvores?

O nosso desafio passa por aproveitares os rolos de cartão do papel da cozinha, do papel higiénico, da fita-cola, da folha de alumínio... e transformares esses rolos em peças divertidas e utilitárias. Participa deixando a tua ideia na cbox.

COMO REUTILIZAR EMBALAGENS DE IOGURTE

Foram várias as propostas apresentadas no nosso primeiro desafio sobre a REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS DE IOGURTE. Ficam aqui as sugestões:



y
t
t







            • CAT: Objectiva de uma máquina fotográfica de cartão

            • Vânia: Colar um copo ao outro e fazer bonecos

            • Daniela Vieira: Pode-se fazer flores com as embalagens dos iogurtes mais pequenos, dos queijinhos

            • Maria João: Podemos construir instrumentos musicais, colocando sementes dentro das embalagens de iogurte líquido.

            • André Dinis: Pode-se fazer uma torre- um jogo de equilíbrio para crianças
            • mamafica: copos para lápis

            • Madalena Mateus: caixa para brincos

            • Margarida Gomes: copo para borrachas

            • Filipa santos: fazer as antenas dos extra-terrestres
            • Cátia Santos: fazer um telefone com fios

            • Rute Afonso: jogo para acertar com uma bola de papel no pacote

            • Ana Marta: Eu utilizo para misturar as tintas.

            • Maria João: Podemos reunir um conjunto de embalagens de iogurte líquido e criar uma espécie de 'bowling'.

            Tens ainda mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários


            DIA DOS NAMORADOS


            Boneco com embalagens de iogurte

            Clica nas imagens para ampliar a explicação
            d







            Máscaras em cartão

            Aproveitando embalagens de cartão, podemos criar máscaras sugestivas, como estas da Zid Zid.





            Campanha Ambiental

            “Não deixe o lixo andar por aí!” é o mote da Campanha Ambiental, sobre a correcta deposição do lixo, que a Câmara Municipal de Oeiras lançou no dia 27 de Janeiro. Para saber mais, aceda aqui.

            02/02/2009

            Acessórios de moda com resíduos

            Tubo de fita-cola, tecido e ráfia





            Cartão pintado e argola de lata



            Material: Fio eléctrico, lixa e rolo de fita-cola



            Braço de boneca


            Material: Lata de refrigerante



            Material: Rolo de papel higiénico, cordão

            Direitos da Criança


            Exposição sobre os Direitos da Criança com trabalhos executados por alunos da nossa escola.

            O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

            Ç
            Ç
            A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.