
00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
_________________________________________________________________________________
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
_________________________________________________________________________________
Mostrar mensagens com a etiqueta ideias com ROLOS DE CARTÃO. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ideias com ROLOS DE CARTÃO. Mostrar todas as mensagens
27/04/2009
09/03/2009
COMO REUTILIZAR ROLOS DE CARTÃO
Foram várias as propostas apresentadas no nosso segundo desafio sobre a REUTILIZAÇÃO de rolos de papel. Ficam aqui as sugestões:MJ: brinquedo para os hamsters
Vânia: Telescópio
Vânia: Argolas para os guardanapos
Marta: Pulseiras
Joana Dias: Cabelo para a escultura do Marquês de Pombal
Cátia Santos: Fazer um microfone.
Catarina Apolinário: Fazer uma escultura
Inês: Suporte para cds (rolos com ranhuras)
Carla: Binóculos
Inês: uma prateleira
Carla S: Pau de chuva feito com um tubo de cartão
M. João: Podemos criar um suporte para os lápis e canetas
Tens ainda mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários
Embalagem com tubo de papel
Podes criar bonitas embalagens com um simples rolo de papel. Começa por espalmar a embalagem. Depois só precisas de fazer pressão com o teu dedo em ambos os topos do rolo de maneira a criar uma dobra curva e fechares a embalagem. Corta as arestas para finalizar a embalagem. Podes pintar e decorar como te agradar.Porta-guardanapos

Criação de "PORTA-GUARDANAPOS" para enfeitar a mesa do almoço e jantar. Precisas de rolos de cartão, retalhos de tecido e cola branca.
(ideia da serterra)
27/02/2009
Copos para os lápis
Transforma um rolo de papel na tua personagem preferida. Podes ainda aproveitar este trabalho para guardar os lápis na tua secretária.Instruções aqui
Guardar sacos de plástico
Sabias que a nível mundial são consumidos 500 biliões de sacos plásticos por ano, dos quais cerca de 1% acabam como resíduos, que transportados pelo vento, entopem redes de esgotos, provocando inundações, ou contaminam a água e o solo? Milhares de animais marinhos morrem sufocados anualmente quando comem sacos plásticos, confundindo-os com comida.
Deixo aqui a sugestão da ecoideias: Basta enrolar cada saco numa pequena bola e enfiá-lo tubo de cartão. Podemos guardar até 10 sacos em cada tubo. O tubo ocupa muito menos espaço do que ocupariam os 10 sacos. Depois podemos guardar numa gaveta, no porta-luvas do carro, ou na mala. Podemos levar um tubo quando formos às compras, e assim evitarmos de trazer ainda mais sacos para casa.
Devemos tentar reduzir a quantidade de plástico que usamos. Uma excelente ideia é, em vez de trazer sacos de plástico novos cada vez que vamos ao supermercado, porque não guardar e reutilizar os mesmos sacos da próxima vez que formos ao supermercado em vez de os deitarmos fora?
Deixo aqui a sugestão da ecoideias: Basta enrolar cada saco numa pequena bola e enfiá-lo tubo de cartão. Podemos guardar até 10 sacos em cada tubo. O tubo ocupa muito menos espaço do que ocupariam os 10 sacos. Depois podemos guardar numa gaveta, no porta-luvas do carro, ou na mala. Podemos levar um tubo quando formos às compras, e assim evitarmos de trazer ainda mais sacos para casa.29/11/2008
"Remade in Portugal - Exposição de Design Ecológico"


llllllllllllllllllllll ll lllllllmmmmmhhhhhhhhh hhhhhhhhh hhhhmmmmmmmmmm mmff ffmmmmmmmhh hhhjjj hhllllllllllllllllllll "Remade in Portugal", a versão portuguesa de "Remade in Italy" é um projecto que pretende incentivar as empresas a desenvolver produtos utilizando material reciclado, com design original e qualidade na produção. Decorreu no Museu da Electricidade, no mês de Outubro e Novembro.
20/12/2007
30/10/2007
Visita ao REMADE EM PORTUGAL
'É importante criar produtos com materiais reciclados, desenvolver produtos de baixo impacto ambiental e, assim, promover uma consciência global para as questões relacionadas com o ambiente.' (in Catálogo Remade Portugal, 2007)
Karin Wittmann Wilsmann, E.U.A.
Massimo Malacrida, Itália

Marco Capellini, Itália
Subscrever:
Mensagens (Atom)
O NASCIMENTO DA RECICLOTECA
Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.














