00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

15/04/2009

DIA DA TERRA 2009

Criado nos anos 70, o Dia da Terra tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Para ajudar a ampliar a consciência sobre o impacto das mudanças climáticas sobre a Terra, o canal National Geographic preparou uma programação especial para a semana de 20 a 25 de Abril. Todo o conteúdo será sobre ecologia: conselhos, estatísticas e muita informação sobre o cuidado consciente do meio ambiente. Veja aqui a programação!

03/03/2009

Desfile temático



No dia 20 de Fevereiro realizou-se na nossa escola um desfile no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas. Nesta actividade participaram todas as turmas do terceiro ciclo. O desfile foi o desfecho da semana da ciência.
Os temas do desfile foram:
- elementos químicos e tabela periódica
- substâncias moleculares
- astronomia
Os materiais utilizados foram plástico reciclado e reutilização de cartolina.

04/10/2008

DIA MUNDIAL DO ANIMAL

DIA MUNDIAL DO ANIMAL
4 de Outubro

Jardim Municipal de Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras comemora o Dia Mundial do Animal, 4 de Outubro, com um evento no Jardim Municipal de Oeiras, das 10h00 às 17h00, que contempla um conjunto de actividades nomeadamente, uma campanha de adopção de animais e jogos ambientais que focam a temática dos animais, destinadas a crianças e famílias. Ver programa

14/09/2008

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Ar Puro Para Todos, é o mote da campanha da Semana Europeia da Mobilidade 2008, que mais uma vez o município de Oeiras vai celebrar.

Não percas ainda a oportunidade de visitar o “ENERGY BUS”, nos dias 20 e 21 de Setembro, no Jardim de Santo Amaro de Oeiras, e ficar a conhecer as sugestões para uma utilização mais racional da energia eléctrica.

04/09/2008

'Dê uma nova vida aos livros escolares usados, entregue-os no Livrão'

No dia 20 de Junho foi lançada a campanha «Dê uma nova vida aos seus livros escolares usados, entregue-os no Livrão».

A partir dessa data, é possível depositar os livros escolares usados nos Livrões (pontos de recolha) colocados nas agências da Caixa Geral de Depósitos, na rede de Livrarias Bertrand, nas lojas Pingo Doce e Feira Nova aderentes, nas lojas do IPJ, nas Bibliotecas Municipais de Oeiras, de Algés e de Carnaxide, para além de muitas escolas aderentes a este projecto.

Esta campanha prevê ainda que os livros escolares reutilizáveis, ou seja, ainda em vigor e em bom estado, possam ter um valor equivalente a 20% do respectivo valor de capa. Este montante será pago ao dador do livro por transferência bancária, desde que verificados os requisitos inscritos no folheto que se encontra aposto no Livrão.

Dê uma nova vida aos seus livros escolares usados.

O Planeta Agradece!

( in oplanetaagradece.blog.sapo.pt)

25/06/2008

IV Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade

O IV Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade realizou-se, no dia 30 de Maio, no Tagus Park, em Oeiras.
A nossa escola esteve representada com um grupo de professores e alunos. Pelas 10h da manhã, de dia 30, o Tagus Park foi invadido por um grupo de meninos, da Cooperativa de São Pedro em Barcarena, cuja excelente actuação deu início a este dia. Estabeleceu-se uma ligação a esta instituição através de videoconferência durante todo o congresso.
Os congressistas adultos aconselharam os participantes mais novos a ter cuidado com o ambiente e alertaram para a importância dos ‘Três R’s’: reduzir, reutilizar e reciclar.
Feitos os grupos e distribuídos os participantes pelos ateliers e auditórios era chegada a altura de dar início às actividades. De manhã, coube aos grupos do pré-escolar e 1º ciclo apresentar os seus trabalhos, enquanto os do 2º e 3º ciclo estavam nas oficinas na área de exposição. À tarde inverteram-se os papéis. Após inúmeros desejos revelados, projectos apresentados e trabalhos partilhados deu-se por finalizado este dia.
Para o ano há mais, no entanto, até lá não te esqueças de ensinar os mais velhos sobre a importância de continuar a sonhar e a lutar por um mundo melhor... o futuro do nosso planeta está nas tuas mãos!

27/03/2008

Festival da Floresta, Água e Poesia

Oeiras - Festival da Floresta, Água e Poesia

A Fábrica da Pólvora, em Barcarena, é o cenário eleito para a realização do Festival da Floresta, Água e Poesia, que decorrerá no dia 29 de Março, das 10H00 às 18H00, tendo por objectivo comemorar os Dias Mundiais da Floresta, Água e Poesia, assinalados no mês de Março. Eis uma sugestão para passar um dia em família, repleto de animação proporcionada através de jogos, de gincanas, de contos e de representações teatrais, além de percursos animados pelos espaços verdes da Fábrica da Pólvora.

06/02/2008

Mochila solar

Solar Backpack parece apenas uma mochila, mas não é: um painel solar no topo permite a acumulação de energia, que transferida para um depósito no interior da mala, permite carregar aparelhos electrónicos. É mais um upgrade para actividades ao ar livre,sem a dor de cabeça do local onde se vai carregar o telemóvel, leitor de mp3 ou mesmo o computador. O pequeno painel solar absorve energia do sol, trazendo para os pequenos gestos do dia-a-dia o aproveitamento das energias renováveis. Se chover,a mochila dispõe de um impermeável. Inclui ainda uma bateria recarregável e adaptadores para telemóveis , além de uma ligação USB.

24/11/2007

ANTES DO NATAL




Inês Rodrigues, 7ºC




É Natal. Época do ano em que as pessoas estão mais dispostas a partilhar, confraternizar, ajudar: E porque não ajudar o ambiente? Afinal, estaremos a ajudar as gerações vindouras, com os mesmos direitos de usufruírem dos mesmos recursos de que dispomos.
Mas como poderei ajudar o Ambiente?

Antes do Natal....

» Nas suas compras de Natal, opte por produtos reciclados, biodegradáveis ou recarregáveis, duráveis e reparáveis, sempre que possível (incluindo enfeites de Natal);
» Se oferecer brinquedos electrónicos adquira um recarregador de pilhas para que possam funcionar com pilhas recarregáveis que se tornam mais baratas do que as descartáveis e são mais amigas do ambiente;
» Procure produtos que não integrem na sua composição elementos perigosos e que possuam menos materiais misturados pois estes são, habitualmente, mais fáceis de reciclar e reparar;
» Compre apenas produtos com funções que irá utilizar. Mais importante do que pensar no modelo (computador/telemóvel) é pensar no uso que iremos dar a cada uma das funções do modelo a adquirir;
» Gaste apenas na medida das suas possibilidades: respeitar os seus limites de endividamento irá permitir-lhe ser mais criterioso nas suas escolhas e, logo, mais sustentável;
» Nas suas compras, utilize sacos de pano ou de rede; caso seja necessário prefira os de papel aos de plástico. Não utilize sacos de plástico se vai apenas comprar um ou dois produtos;
» Adquira uma árvore de Natal sintética ou então recorra apenas a árvores vendidas com autorização (bombeiros, serviços municipais), como garantia da sustentabilidade do corte. Neste último caso, informe-se na sua autarquia sobre a recolha das árvores após o Natal.

Fonte: Confagri

06/11/2007

B PURE


BOAS PRÁTICAS PARA A UTILIZAÇÃO MAIS RACIONAL DA ENERGIA EM CASA é o nome da exposição que se encontra na nossa biblioteca escolar até 16 de Novembro.

A utilização racional de energia permite obter:
  • Melhores resultados com um menor consumo energético, sem prejuízo dos níveis de conforto e da qualidade de vida.

  • Um melhor aproveitamento de energia e dos equipamentos eléctricos com a redução da factura de electricidade.

  • Redução dos níveis de emissão de gases poluentes, contribuindo para uma melhor preservação do ambiente.


Fonte: Oeinerge


10/10/2007

HORÁRIO

Já sabes o horário da RECICLOTECA? Se não puderes cumprir o horário na totalidade, ou seja, se estiveres na tua hora de almoço ou em aulas, podes aparecer uns minutos mais tarde para participar.

CCB Brinquedos


Apresento o tubarão e o crocodilo adquiridos na feirinha do equinócio do CCB no mês de Setembro - feira de venda e de trocas por crianças e jovens (notícia de 5 de Setembro) por 0.20 cêntimos cada um. Valeu a pena?

23/09/2007

Exposição REMADE EM PORTUGAL

De 28 de Setembro a 5 de Outubro decorre na Estufa Fria, em Lisboa, a iniciativa Remade In Portugal, que visa incentivar as empresas a desenvolver produtos utilizando materiais reciclados, que apresentem um desenho original e qualidade de produção.

Com a finalidade de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável a um nível internacional, o “Remade in Italy” já implementou o “Remade in Argentina” e iniciou contactos com o Brasil.

Em Portugal o desafio foi lançado a 15 designers e arquitectos. O objectivo é criar um objecto que utilize materiais reciclados na sua produção. Adalberto Dias, arquitecto, Alda Tomás, designer, Álvaro Siza, arquitecto, Eduardo Souto Moura, arquitecto, Filipe Alarcão, designer, Francisco Providência, designer, João Luís Carrilho da Graça, arquitecto, José Manuel Carvalho Araújo, arquitecto, Luís Buchinho, estilista, Manuel Aires Mateus, arquitecto, Manuel Graça Dias, arquitecto, Nuno Gama, estilista, Nuno Sottomayor, arquitecto, Pedro Silva Dias, designer e Pedro Sottomayor, designer, aderiram à iniciativa e em Abril de 2007 os objectos criados e produzidos em Portugal estiveram já presentes no “Salone Internazionale del Mobile”de Milão.Em Setembro, estes objectos e ainda os objectos resultantes do projecto Remade In Italy e Remade In Argentina, que inclui o Brasil e o Chile, vão estar em exposição em Portugal na Estufa Fria.

Contactos:COR- Arquitectos
Remade In Portugal:roberto cremascoli, edison okumura e marta rodrigues, arquitectos, lda Telf: 22.208.15.61
Email:
mail@corarquitectos.com

Fonte: Ecoesfera, Público

16/09/2007

27º SOS ANIMAL ALVITO

23 Set: 11h-18h

A 27ª edição SOS animal - Alvito promovida pela equipa da SOS animal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, realiza este evento e conta com a colaboração de todos, para adopção de animais do canil e de diversas Fat's. Também há a recolha de medicamentos, desparasitantes, cestos, alcofas, comedouros, coleiras, sacos de ração, material de limpeza.
Internet: http://www.sosanimal.com/
Informações Úteis: 962 566 964

Parque Recreativo do Alvito
Endereço: Estrada do AlvitoTelefone: 218 170 200/1Internet: www.cm-lisboa.pt/pmonsantoE-Mail: daev.dm@cm-lisboa.pt

Fonte: Agenda Cultural de Lisboa

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE


A Semana Europeia da Mobilidade - SEM é organizada anualmente de 16 a 22 de Setembro e irá realizar a sua 6ª edição em 2007 (8ª do Dia Europeu sem Carros - DESC), sob o tema transversal "Melhores ruas para todos". Geralmente, a semana culmina com o DESC, altura em que muitas cidades e vilas europeias condicionam uma ou mais zonas ao tráfego automóvel e promovem modos de transporte sustentáveis. Em 2006, mais de 1 300 localidades de 38 países aderiram à iniciativa. Em Portugal contou-se com a adesão de 82.
A Semana da Mobilidade é uma campanha de sensibilização que promove viagens diárias sustentáveis, através do incentivo à utilização dos transportes públicos e da bicicleta, do andar a pé e da partilha do automóvel e assume-se como a plataforma ideal para comunicar medidas que os cidadãos europeus podem tomar individualmente, dando oportunidade aos decisores políticos locais para as implementarem. Um dos critérios de participação dos municípios é, aliás, o lançamento de pelo menos uma medida que permaneça para além da Semana.


fonte: Instituto do Ambiente


Descobre mais informação sobre mobilidade sustentável em
http://www.ruaviva.org.br/menu.html


05/09/2007

Feira de Trocas

Mercadinho do Equinócio
30 Set: 11h-17h

O Centro de Pedagogia e Animação do CCB avança com mais um Mercadinho, o do Equinócio, uma feira feita por crianças e para crianças, que pretende juntar crianças e famílias num ambiente diferente e ao ar livre. Nesta iniciativa, as famílias são convidadas a trazer para o Jardim das Oliveiras tudo o que lá em casa já não faz falta, brinquedos, livros, jogos, desenhos e depois vendê-los (a preços até 1 Euro). Outros artigos mais originais também têm lugar: uma história bem lida, uma acrobacia, um truque de magia, uma limonada ou os bolinhos que se aprendem a fazer com a avó. Haverá ainda o lugar dos avaliadores para quem tenha dúvidas sobre o preço a dar ao seu artigo, e também um espaço para fazer as devidas etiquetas.

Internet: http://www.ccb.pt/

Informações úteis: Cada família deve inscrever-se previamente informando o tipo e número de coisas que vai apresentar, assim como o horário que pretende, devendo contactar o CPA (213612 899)

Fonte: agendalx.pt

A Recicloteca já participou em campanhas anteriores e foi muito divertido. Não te esqueças de levar uma manta para os teus produtos. Se não conseguires uma inscrição, contacta a Recicloteca – temos uma vaga para ti, incluindo um adulto.

Se tens jogos ou brinquedos que se encontram incompletos ou parcialmente estragados, entrega-os na Recicloteca para realizar trabalhos criativos.

Ecofreguesias

Vamos fazer de Carnaxide uma Ecofreguesia

Na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações, em particular de Carnaxide e tendo as Juntas de Freguesia um papel dinamizador enquanto entidades administrativas mais próximas do cidadão e ainda, considerando que a Tratolixo e as Juntas de Freguesia partilham o entendimento que o bem-estar e a qualidade de vida dos fregueses que assenta na salvaguarda dos valores ambientais, nomeadamente através da separação dos resíduos e na valorização do espaço público, foi celebrado o Acordo de Colaboração com a Tratolixo, no âmbito da iniciativa Eco freguesias Tratolixo 2007.

Aderiram ainda a este projecto diversas Instituições da Freguesia: Colégio Monte Flor, Agrupamento de Escolas Carnaxide/Valejas, Sociedade Filarmónica de Carnaxide, PSP de Carnaxide, Associação dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide, Farmácia Central, Agrupamento de Escuteiros e
Assomada.

A Junta de Freguesia já promoveu diversas acções externas e internas, com a colocação de MUPIS em diversos locais, para sensibilização dos seus Munícipes e dotando os Serviços internos da Junta, com todos os dispositivos de recolha selectiva.

Com os melhores cumprimentos,
O Presidente,

Jorge de Vilhena

Campanha de distribuição gratuita de árvores aos munícipes

A Câmara de Oeiras oferece-lhe a árvore que sempre quis ter no seu jardim ou quintal. É simples. Só tem de ligar 21.442.71.75 e escolher a árvore ou arbusto preferido, entre os que constam neste folheto ou outros disponíveis nos viveiros municipais. Depois de combinar connosco, já pode vir buscar a sua nova árvore aos viveiros da Fábrica da Pólvora. Não paga nada, basta que a receba com um sorriso.

Aproveite e ajude a fazer de Oeiras uma Cidade Verde.
- Podem receber árvores munícipes com quintal/jardim (exclusivamente)
- 1 árvore por pessoa (se residirem numa mesma casa várias pessoas, cada uma delas terá direito a uma árvore)

Feira da Ladra Alternativa

Um grupo de criativos, com vidas e artes distintas, resolveram juntar-se e apresentar publicamente as suas peças. Desde os acessórios de moda à decoração, na maioria dos casos está presente o espírito da reinterpretação formal e da reciclagem de materiais.Localizado na Travessa do Zagalo nº 9 em Lisboa, paredes meias com o Panteão Nacional e com a tradicional Feira da Ladra, este espaço de ocupações múltiplas, acolherá esta feira exposição venda, bem como os autores das peças, promovendo uma partilha de experiências entre os próprios e os seus visitantes. As compras só poderão ser feitas em dinheiro. Próximas feiras:
  • 15/16 Setembro
  • 24/25 Novembro

Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, Largo do Salvador em Alfama

Sábado 10h/21h

Domingo 10h/19h

Entrada gratuita

Fonte: Turismo de Lisboa

25/07/2007

Pegada Ecológica


'Alguma vez pensaste na quantidade de Natureza necessária para manter o teu estilo de vida? Já imaginaste avaliar o impacto no Planeta das tuas opções no dia-a-dia, daquilo que consomes e dos resíduos que geras? Com este questionário ficarás a conhecer esse impacto. Este Teste calcula a tua Pegada Ecológica, fazendo uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consomes e absorver os resíduos que produzes.

Faz o teu teste em http://www.earthday.net/footprint/info.asp?language=portuguese&country=portugal

O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.