00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________
Mostrar mensagens com a etiqueta Calendário Ambiental. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Calendário Ambiental. Mostrar todas as mensagens

05/06/2009

Dia do Ambiente


Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho, a ONU preparou um site com uma lista de iniciativas globais inspiradoras e sugestões que nos convidam a fazer algo todos os dias, para diminuir a pressão sobre a Natureza e os recursos que ela nos oferece.O lema desta data este ano é: O planeta precisa de ti! Unidos podemos combater as mudanças climáticas. Vamos? (fonte: http://bradescobancodoplaneta.ning.com)

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, foi escolhido por Yann Arthus-Bertrand, fundador da organização ambientalista internacional "GoodPlanet", o filme "Home", produzido por Luc Besson, que apresenta imagens aéreas de mais de 50 países.
O filme mostra o nosso planeta e os efeitos provocados pelo Homem, para que a "humanidade tome consciência da responsabilidade individual e colectiva e altere os seus padrões de consumo".
O projecto não tem quaisquer fins lucrativos sendo o objectivo sensibilizar o maior número de pessoas para as questões ambientais.
Na internet a divulgação está a cargo do YouTube sendo disponibilizado em modo "streaming" em www.youtube.com/homeproject.
Fonte: Jornal Expresso

30/05/2009

DIA DA ENERGIA

No dia 29 de Maio comemora-se o DIA DA ENERGIA. Nestes dias vale a pena descobrir que poupar ou utilizar energias alternativas não é assim tão complicado. Fica aqui uma sugestão, aprende a construir um carro solar.

22/04/2009

Dia da Terra nos Livros de Ponto

As turmas do 8º ano executaram um conjunto de marcadores alusivos ao Dia da Terra, que posteriormente foram aplicados nos livros de ponto. Os cartoons podem ser visualizados aqui.

CARTA DA MÃE NATUREZA

UM DIA PELO PLANETA

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez no dia 22 de Abril de 1970, sendo actualmente uma efeméride em centenas de países por todo o mundo na qual milhares de organizações e cidadãos participam activamente.

O principal objectivo do Dia da Terra é o de sensibilizar a sociedade para os problemas ambientais existentes a nível mundial e para a importância da promoção de iniciativas que visem o desenvolvimento sustentável, evitando a degradação do planeta onde vivemos.

Em Portugal a data também tem vindo a ser assinalada por um número cada vez maior de entidades e municípios, que vão desenvolvendo acções práticas de promoção da qualidade de vida no planeta e a defesa do ambiente. É a este movimento global de defesa do planeta - que este ano já conta com 1000 eventos registados na Rede Internacional (http://www.earthday.net/), que se irão desenvolver em vários pontos do mundo – “Dia da Terra – Cem coisas pelo Planeta”.
Segundo a rede mundial, o Dia da Terra deve ser um dia de participação cívica para defender os princípios de sustentabilidade local aplicando a máxima “Pensar globalmente, agir localmente”.
(Fonte: Confagri)

15/04/2009

DIA DA TERRA 2009

Criado nos anos 70, o Dia da Terra tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Para ajudar a ampliar a consciência sobre o impacto das mudanças climáticas sobre a Terra, o canal National Geographic preparou uma programação especial para a semana de 20 a 25 de Abril. Todo o conteúdo será sobre ecologia: conselhos, estatísticas e muita informação sobre o cuidado consciente do meio ambiente. Veja aqui a programação!

26/01/2009

CALENDÁRIO AMBIENTAL

Durante o ano, vários são os dias que celebram algo em nome da Terra, da Água, dos Oceanos, etc. Mas quantos de nós fazemos de um desses dias o mote para alterar comportamentos? Porque não começar por aproveitar cada um desses dias e fazer um esforço adicional para mudar hábitos?
No Calendário Ambiental estão referenciados os dias que, em prol do ambiente, são celebrados ao longo do ano. Aproveita para alterar um hábito e repensar práticas que agridem o meio ambiente, com a convicção de que todos podemos contribuir para um mundo mais saudável e consciente de que um ambiente melhor é um ideal que atinge todas as áreas do saber e do existir.

O Planeta Agradece!

Janeiro
Dia 30: Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Fevereiro
Dia 2: Dia Mundial das Zonas Húmidas

Março
Dia 21: Dia Mundial da Árvore
Dia 22: Dia Mundial da Água
Dia 23: Dia Mundial da Meteorologia

Abril
Dia 7: Dia Mundial da Saúde
Dia 22: Dia Mundial da Terra

Maio
Dia 3: Dia Internacional do Sol
Dia 14: Dia Mundial do Comércio justo
Dia 22: Dia Internacional da Conservação da Biodiversidade
Dia 25: Dia do Guarda Florestal
Dia 29: Dia Nacional da Energia

Junho
Dia 5: Dia Mundial do Ambiente
Dia 8: Dia Mundial dos Oceanos
Dia 17: Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

Julho
Dia 11: Dia Mundial da População (ONU)
Dia 13: Dia do Agricultor
Dia 28: Dia Mundial da Conservação da Natureza

Agosto
Dia 9: Dia Mundial dos povos Indígenas
Dia 12: Dia Internacional da Juventude

Setembro
Dia 16: Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono
Dia 22: Dia Europeu sem Carros
Ultima Semana: Dia marítimo mundial

Outubro
1.ª Segunda Feira: Dia Mundial do Habitat
Dia 1: Dia Nacional da Água
Dia 4: Dia Mundial do Animal
2.ª Quarta Feira de Outubro: Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais
Dia 16: Dia Mundial da Alimentação
Dia 18: Dia Mundial da Monitorização da Água

Novembro
Dia 16: Dia Nacional do Mar
Dia 23: Dia da Floresta Autóctone
Dia 27: Dia sem compras

Dezembro
Dia 11: Dia Internacional das Montanhas

04/10/2008

DIA MUNDIAL DO ANIMAL

DIA MUNDIAL DO ANIMAL
4 de Outubro

Jardim Municipal de Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras comemora o Dia Mundial do Animal, 4 de Outubro, com um evento no Jardim Municipal de Oeiras, das 10h00 às 17h00, que contempla um conjunto de actividades nomeadamente, uma campanha de adopção de animais e jogos ambientais que focam a temática dos animais, destinadas a crianças e famílias. Ver programa

14/09/2008

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Ar Puro Para Todos, é o mote da campanha da Semana Europeia da Mobilidade 2008, que mais uma vez o município de Oeiras vai celebrar.

Não percas ainda a oportunidade de visitar o “ENERGY BUS”, nos dias 20 e 21 de Setembro, no Jardim de Santo Amaro de Oeiras, e ficar a conhecer as sugestões para uma utilização mais racional da energia eléctrica.

21/04/2008

22 de Abril - DIA MUNDIAL DA TERRA


O Dia da Terra foi criado a 22 de Abril de 1970, quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson, realizou o primeiro protesto (reclamação, queixa) nacional contra a poluição. Anos depois, em 1990, vários países adoptaram a data como Dia Mundial da Terra. Desde a sua criação, o dia 22 de Abril tem servido como dia de reflexão e de discussão. Todos nós sabemos que a Terra tem enfrentado enormes problemas que vão desde a escassez da água, destruição de florestas, degradação dos solos, entre outros males que destroem o nosso planeta e põem em risco a vida de todos os seres vivos. Para mantermos o equilíbrio da Terra é preciso ganhar consciência destes problemas. Não devemos acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, uma vez que não há maneira de os repor. Temos o dever e a obrigação de cuidar, preservar e respeitar o nosso querido planeta e tudo o que de bom ele nos oferece. Lembra-te que a Terra dar-te-á, de volta, tudo aquilo que lhe deres. Por isso PROTEGE-A!

19/03/2008

22 de Março - DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

Comemora-se o Dia Mundial da Água, mas mais do que uma celebração é altura de reflectirmos. Um relatório da ONU prevê que, nos próximos 50 anos, a água vai faltar a mais de metade da população mundial. E ainda: até 2050, pelo menos 400 milhões de pessoas vão ser afectadas pela seca. A falta de água não se deve apenas à poluição ou ao aquecimento global do planeta. O principal problema é a pobreza, pois os países em vias de desenvolvimento dedicam-se sobretudo à agricultura, com sistemas de irrigação pouco racionais. Em todos os continentes, os rios estão a secar. Alterações climáticas, a actividade humana, barragens, regas agrícolas excessivas e poluição industrial, são algumas das causas que originam a destruição das várzeas e pântanos, o dizimar de espécies inteiras de peixe e ameaçam provocar secas mundiais.E quanto à água salgada que constitui 97% da água do planeta? O cenário também não é melhor, com a previsão do fim dos recifes de coral e do esgotamento das reservas de pescado, devido à pesca excessiva.

E em Portugal? Segundo a Quercus, 44% dos nossos rios têm qualidade má ou muito má e só 36% têm uma qualidade aceitável.

Pensa no seguinte: apenas uma fracção de 1% da água da Terra é utilizada!... Não será uma boa altura para começarmos a poupar esse bem essencial?

Fonte: Escola E.B. 2,3/S de Baião
nn



Ilustrações para calendário - Trabalhos executados pelos alunos do 7º Ano, no âmbito da disciplina de Expressão Plástica.


20/12/2007

2008 - Ano Internacional do Planeta Terra

A Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra. As actividades durarão de 2007 a 2009.
O principal objectivo deste ano é demonstrar que existem novas e atractivas formas, através das quais as ciências da Terra podem ajudar as futuras gerações a enfrentar os desafios, de modo a se conseguir um mundo mais seguro e próspero. Com este ano pretende-se ainda:

  • reduzir os riscos para a sociedade causados por acidentes naturais e por causas humanas;

  • reduzir os problemas de saúde aumentando os conhecimentos acerca dos aspectos médicos das ciências da Terra;

  • descobrir novos recursos naturais e torná-los acessíveis de uma forma sustentável;

  • procurar factores não humanos nas alterações climáticas;

  • melhorar o conhecimento acerca da ocorrência de recursos naturais de forma a contribuir para reduzir as tensões políticas;

  • detectar recursos de água profundos;

  • melhorar a compreensão acerca da evolução da vida;

  • aumentar o interesse acerca das ciências da Terra na sociedade em geral;

  • encorajar os jovens a estudarem as ciências da Terra nas Universidades.

Fonte: Instituto da Conservação da Natureza

30/11/2007

UM DIA PELA TERRA








d
d
d
d
d
d
d
d
No dia 26 de Novembro comemorou-se o aniversário da nossa escola. Em simultâneo, foi organizada uma actividade denominada 'UM DIA PELA TERRA'. Todos os participantes elaboraram um chapéu simbólico, muitos deles com resíduos e materiais de desperdício. A RECICLOTECA apoiou esta iniciativa.

23/11/2007

DIA SEM COMPRAS

O dia 25 de Novembro foi escolhido para ser um "Dia Sem Compras". O objectivo é que neste dia, além de não comprar nada, todos façam uma reflexão sobre os impactos sociais e ambientais dos nossos hábitos de consumo. Os actuais padrões de consumo são insustentáveis do ponto de vista ambiental e injustos socialmente, já que a grande maioria da população é privada do consumo de bens e serviços essenciais para uma vida digna.

Criado em 1993 pela Fundação Adbusters Media, www.adbusters.org/metas/eco/bnd, organização canadense, o evento hoje é celebrado em mais de 55 países.O "Dia Sem Compras" não propõe o regresso à idade da pedra nem que todos os dias sejam dias sem consumo. Acreditamos que a data pode servir de exemplo para uma mudança dos padrões de consumo e para a formação de cidadãos conscientes, participativos e críticos. Um consumo focado nas verdadeiras necessidades e tendo em conta os aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação do planeta e ao tratamento igual que todos os seres humanos merecem.Para tanto, estabelece como tarefas urgentes:

  • consumir menos;

  • informar-se sobre a origem dos produtos - como e por quem foram produzidos;

  • fazer a separação dos materiais recicláveis e levá-los para os postos de colecta selectiva;

  • pressionar as grandes empresas a co-responsabilizarem-se pelos impactos provocados.


Faz a diferença! Divulga o "Dia Sem Compras" entre amigos e familiares.

Fonte: Terramater

04/10/2007

DIA DO ANIMAL


No âmbito do Programa de Voluntariado da Câmara Municipal de Oeiras, o Gabinete da Juventude e a Divisão de Assuntos Sociais, em colaboração com a Quinta Carbone, instituição concelhia que acolhe animais abandonados, apelam a todos para que colaborem com a referida associação através da doação de produtos alimentares, nomeadamente rações e latas, uma vez que esta associação está a necessitar com alguma urgência de restabelecer os seus stocks de alimentos para os próximos meses. Os bens doados podem ser entregues na nossa escola ou ainda no Espaço Jovem de Carnaxide, de terça a sexta, das 11h00 às 22h00, segunda e sábado, das 14h00 às 20h00.

COLABORA!

Fonte: Agenda de Oeiras

16/09/2007

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE


A Semana Europeia da Mobilidade - SEM é organizada anualmente de 16 a 22 de Setembro e irá realizar a sua 6ª edição em 2007 (8ª do Dia Europeu sem Carros - DESC), sob o tema transversal "Melhores ruas para todos". Geralmente, a semana culmina com o DESC, altura em que muitas cidades e vilas europeias condicionam uma ou mais zonas ao tráfego automóvel e promovem modos de transporte sustentáveis. Em 2006, mais de 1 300 localidades de 38 países aderiram à iniciativa. Em Portugal contou-se com a adesão de 82.
A Semana da Mobilidade é uma campanha de sensibilização que promove viagens diárias sustentáveis, através do incentivo à utilização dos transportes públicos e da bicicleta, do andar a pé e da partilha do automóvel e assume-se como a plataforma ideal para comunicar medidas que os cidadãos europeus podem tomar individualmente, dando oportunidade aos decisores políticos locais para as implementarem. Um dos critérios de participação dos municípios é, aliás, o lançamento de pelo menos uma medida que permaneça para além da Semana.


fonte: Instituto do Ambiente


Descobre mais informação sobre mobilidade sustentável em
http://www.ruaviva.org.br/menu.html


O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.