00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafios. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafios. Mostrar todas as mensagens

14/09/2009

Como reutilizar paus de gelado?


Foram várias as propostas apresentadas no nosso sexto desafio, desta vez sobre COMO REUTILIZAR pauzinhos de gelado. Ficam aqui as sugestões:
Jenifer: Uma borboleta feita com grampo
Bruna: Uma abelha feita de rolo de papel higiénico
Leandro: para fazer aviões
Catarina Frade: Bonecos articulados
Sara Freire: molduras
Soraia: forrar um lata para os lápis
Maria João: Marcadores de livros
Margarida: Serve para misturar as tintas
Pipa: fazer uma caixinha para guardar colares, brincos ,pulseiras e ETC.

Tens mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários.

15/06/2009

NOVO DESAFIO: Como reutilizar PAUZINHOS DE GELADO?

Temos um novo desafio para as tuas férias - recolhe os pauzinhos dos gelados e vais ver que vai surgir inúmeras ideias para os teus novos projectos. Participa, deixando as tuas ideias na c-box.

COMO REUTILIZAR GARRAFAS DE PLÁSTICO

Foram várias as propostas apresentadas no nosso quarto desafio, desta vez sobre COMO REUTILIZAR GARRAFAS DE PLÁSTICO. Ficam aqui as sugestões:

Sofia: Foguetão. Pode-se colocar uns suportes de cartão e pintar de metalizado.
Elisa: Submarino
Elisa: Pode-se fazer anéis com os gargalos das garrafas
Jaillé: mini-estufas para plantas
Carolina: um avião
Beatriz: O corpo de um boneco
Joana: Cortar em rodelas e criar pulseiras
Natália: Mealheiro - só precisa de fazer uma abertura com a tesoura para as moedas/ notas. Pode-se decorar
Maria João: Cortar a parte cilíndrica que pode funcionar como copo para os lápis.

Tens mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários.

20/05/2009

DESAFIO: REUTILIZAR GARRAFAS DE PLÁSTICO

Sabias que a reciclagem do material plástico utilizado em cinco garrafas de plástico PET, gera poliéster suficiente para produzir uma T-Shirt do tamanho XL?

O nosso próximo desafio propõe reutilizar garrafas de plástico de água e sumos para ajudar o ambiente e em simultâneo criar objectos únicos, os teus, cheios de criatividade. Participa, deixando as tuas ideias na c-box.

14/05/2009

REUTILIZAR CAIXAS DE OVOS (DESAFIO)

Foram várias as propostas apresentadas no nosso terceiro desafio, desta vez sobre COMO REUTILIZAR CAIXAS DE OVOS. Ficam aqui as sugestões:
Inês: Moldura dupla.
Mariana: mala
Cristiana: Suporte para óculos.
Inês: Para guardar moedas.
Inês: Organizador de meias.
Francisco Fiatista: 'Abajour'
Elisa: Um bom esconderijo para guardar jóias
Madalena e Inês: com caixas de ovos podemos fazer cestos, crocodilos, troncos de palmeiras, etc...
Carla: Vi algures na internet umas pinturas feitas nestas embalagens e achei-as lindissímas.
Susana: recorta-se a embalagem às tiras, pintamos e temos várias lagartas
Catarina Silva: carapaça de tartaruga
Sandra: Fazer uma cabeça de fantoche
Maria João: Podemos pintar a caixa ou aplicar colagens e guardar pequenos objectos.
Tens mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários

27/04/2009

REUTILIZAR CAIXAS DE OVOS

Ainda com o espírito da Páscoa, vamos dar início ao terceiro desafio - COMO REUTILIZAR CAIXAS DE OVOS? Deixa a tua sugestão na cbox.

COMO REUTILIZAR TAMPAS

Foram várias as propostas apresentadas no nosso terceiro desafio, desta vez sobre COMO REUTILIZAR TAMPAS. Ficam aqui as sugestões:

Mariana Caldas: corridas de caricas
Mariana Caldas: Espanta-espíritos
Luísa gama: Mosaico
l: Jogo de damas
MJ: Pode-se furar as tampas, passar um fio e criar 'espanta-espíritos'
sara: olhos para os robôs
Cátia: Rodas para os carrinhos de cartão
Catarina: Colares
Rute: Molduras
Rafaela: Jogo do galo

Tens mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários.

09/03/2009

REUTILIZAR TAMPAS

Sabias que deves retirar as tampas das garrafas de plástico antes de as colocar no ecoponto amarelo? Para além do plástico ter um composição diferente da sua garrafa, a ausência da tampa permite que a garrafa seja espalmada, ocupando menos espaço no processo de recolha e separação dos resíduos. A tampa também é muito pequena para ser reciclada juntamente com os outros plásticos (só em grandes quantidades).
d
O que fazer com as tampas? Por vezes encontras iniciativas, como o projecto tampinhas, de recolha de tampas para fins solidários. Informa-te junto da tua freguesia. O novo desafio da recicloteca passa por aproveitares as tampas das garrafas de plástico e boiões de vidro e transformares essas tampas em peças divertidas e utilitárias. Participa deixando a tua ideia na cbox.

10/02/2009

NOVO DESAFIO: Como reutilizar ROLOS DE CARTÃO?

Sabias que para cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate cerca de 20 árvores, economiza-se 70% de energia eléctrica e polui o ar em 74% menos do que se fosse produzido a partir do corte de árvores?

O nosso desafio passa por aproveitares os rolos de cartão do papel da cozinha, do papel higiénico, da fita-cola, da folha de alumínio... e transformares esses rolos em peças divertidas e utilitárias. Participa deixando a tua ideia na cbox.

COMO REUTILIZAR EMBALAGENS DE IOGURTE

Foram várias as propostas apresentadas no nosso primeiro desafio sobre a REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS DE IOGURTE. Ficam aqui as sugestões:



y
t
t







            • CAT: Objectiva de uma máquina fotográfica de cartão

            • Vânia: Colar um copo ao outro e fazer bonecos

            • Daniela Vieira: Pode-se fazer flores com as embalagens dos iogurtes mais pequenos, dos queijinhos

            • Maria João: Podemos construir instrumentos musicais, colocando sementes dentro das embalagens de iogurte líquido.

            • André Dinis: Pode-se fazer uma torre- um jogo de equilíbrio para crianças
            • mamafica: copos para lápis

            • Madalena Mateus: caixa para brincos

            • Margarida Gomes: copo para borrachas

            • Filipa santos: fazer as antenas dos extra-terrestres
            • Cátia Santos: fazer um telefone com fios

            • Rute Afonso: jogo para acertar com uma bola de papel no pacote

            • Ana Marta: Eu utilizo para misturar as tintas.

            • Maria João: Podemos reunir um conjunto de embalagens de iogurte líquido e criar uma espécie de 'bowling'.

            Tens ainda mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários


            26/01/2009

            NOVO DESAFIO: Como reutilizar?

            Já reparaste que todos os dias produzimos lixo, que poderia ser transformado numa máscara, instrumento musical ou jogo, por exemplo? Quando acordamos, usamos desde a pasta dos dentes ao vidro do perfume. Ao pequeno-almoço, temos a embalagem do leite ou iogurte a casca da frutas... a caixa da manteiga...Todos os dias, as pessoas usam cada vez mais produtos descartáveis - que duram pouco e são deitados fora - para ganhar tempo e diminuir o trabalho de limpar ou reaproveitar. Agindo dessa maneira, produzimos toneladas de lixo. Apenas três palavras resumem o que temos que fazer: REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR.

            Porque o nosso blogue é um espaço criativo, decidimos lançar um novo desafio: COMO REUTILIZAR?

            Todos os visitantes podem colaborar neste blogue, basta deixar uma mensagem na cbox da coluna lateral.

            A primeira sugestão passa por aprender a reutilizar as embalagens de iogurte. Podemos utilizá-la como vaso para germinação de sementes... e mais?

            23/01/2009

            Eco-agentes

            Eco-Agentes é um jogo da Agência Europeia do Ambiente sobre a protecção do ambiente. Este jogo convida as crianças a participar em histórias de banda desenhada, fazendo o papel de eco-agentes secretos que são enviados numa missão especial para proteger o meio ambiente.A cada temática corresponde um jogo de pergunta-resposta. Se as respostas estão correctas, são apresentadas informações adicionais sobre o tema tratado; se as respostas estão incorrectas, são apresentadas sugestões e o jogador é convidado a tentar novamente. Os jogos de pergunta-resposta podem ser descarregados e usados na sala de aula pelos professores, que têm acesso a outros materiais educativos, como uma lista de sites com informações mais pormenorizadas sobre temas ambientais.

            14/09/2008

            Vamos conversar sobre a preservação do AMBIENTE

            'Olá! Meu nome é Ed. Estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que é que queres conversar?'

            Visita e conversa com o robô ... o Ed conversa sobre quase tudo.Vale a pena conferir... é um recurso muito criativo e motivador.

            08/02/2008

            O que fazes tu pelo Ambiente?


            Vais a pé ou de carro para a escola? Consomes alimentos biológicos uma vez por mês? Escreves na parte de trás das folhas? Diz-nos de que forma estás a contribuir para a sustentabilidade do planeta. Participa na nossa lista ecológica.

            16/01/2008

            PROJECTO DO 6ºA

            'Todos nós sabemos que o mundo e a Natureza não estão em muito bom estado, por causa de nós, os humanos. Esta tabela serve para todos nós percebermos o quanto estamos a ser injustos e maus para a Natureza e mundo. Por isso esta tabela também serve para sabermos onde estamos a ser piores com estes e onde podemos melhorar.
            Para podermos fazer isto têm de perceber como funciona:
            Logo no princípio, está uma coluna para porem os meses a lápis e em baixo diz 1º, 2º, 3º e 4º (são as semanas). As semanas vão do dia em que o mês começa até ao mesmo dia da semana seguinte. Ex: o mês começa numa 5º feira. As semanas são de 5º a 5º. Quando os meses mudam têm de se mudar na tabela.Depois têm de responder aos vários itens consoante a legenda. Vão ver que é fácil! E no fim há uma frase que diz: " Esta semana partilhei o mundo". Isto significa se foram bons para as plantas e animais. Depois têm de passar esta tabela a 3 pessoas.
            Duas coisas muito importantes:
            . Escrevam sempre a lápis;
            . Imprimam a tabela numa folha reutilizada, para poupar papel!
            Sejam honestos e divirtam-se!!!

            6ºAno Turma A



            18/11/2007

            9ºC E A ESCOLA SUSTENTÁVEL


            Existem muitas formas de definir o termo SUSTENTÁVEL. A mais adequada diz que o sistema em que vivemos deve satisfazer as nossas necessidades de crescimento e manutenção, armazenando mais energia do que a despendida para construí-lo. Por outras palavras, para obter o que precisamos no presente, não podemos comprometer o futuro.

            O PROJECTO ESCOLA SUSTENTÁVEL vai ajudar os alunos a pensar e viver de uma forma sustentável... a produzir, em vez de consumir e gastar.

            04/10/2007

            DIA DO ANIMAL


            No âmbito do Programa de Voluntariado da Câmara Municipal de Oeiras, o Gabinete da Juventude e a Divisão de Assuntos Sociais, em colaboração com a Quinta Carbone, instituição concelhia que acolhe animais abandonados, apelam a todos para que colaborem com a referida associação através da doação de produtos alimentares, nomeadamente rações e latas, uma vez que esta associação está a necessitar com alguma urgência de restabelecer os seus stocks de alimentos para os próximos meses. Os bens doados podem ser entregues na nossa escola ou ainda no Espaço Jovem de Carnaxide, de terça a sexta, das 11h00 às 22h00, segunda e sábado, das 14h00 às 20h00.

            COLABORA!

            Fonte: Agenda de Oeiras

            28/09/2007

            CIDADES POLUÍDAS

            Testa os teus conhecimentos sobre o tema da Área de Projecto do 7º C - CIDADE INSUSTENTÁVEL

            Horizontal
            1. Qual o outro nome dado à poluição do ar? Poluição…
            3. Qual é a fonte de poluição natural, que além de muito fumo, emite também lava?
            5. Qual o nome do local próprio para a deposição de resíduos sólidos que substitui as lixeiras? Chama-se aterro…
            7. O ruído que pode causar danos nos nossos ouvidos é a poluição…
            9. Qual a fonte de poluição mais comum nas cidades? Vou-te dar uma pista, usamo-los quando precisamos de nos deslocar.

            Vertical
            2. Qual o nome do processo a que se podem submeter muitos produtos quando já não se podem usar, para que sejam novamente úteis?
            4. Como se chama ao tipo de fontes de poluição que estão espalhadas e são mais difíceis de quantificar?
            6. De que cor é a bandeira que deves ter sempre presente nas praias onde vais tomar banho?
            8. Qual o nome da doença respiratória comum, especialmente nas crianças?
            Fonte: Portal Ambiente & Saúde

            26/09/2007

            PARTICIPAS NA SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS?


            Coloca os teus conhecimentos à prova, respondendo a este desafio (na área dos comentários):



            VERDADEIRO OU FALSO?



            1. Os ecopontos são prémios atribuídos ás empresas que efectuam a separação de resíduos.

            2. As embalagens de cartão devem ser espalmadas antes de serem colocadas no contentor azul.

            3. Devemos colocar as lâmpadas no contentor verde.

            4. A compostagem transforma a matéria orgânica em lixo.

            5. As garrafas de plástico não são recicláveis.

            6. Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores.


            Se tiveres alguma dúvida, consulta os links sobre a separação de resíduos.

            As respostas vão ser publicadas na próxima semana. Será que és tu o vencedor?

            16/09/2007

            SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE


            A Semana Europeia da Mobilidade - SEM é organizada anualmente de 16 a 22 de Setembro e irá realizar a sua 6ª edição em 2007 (8ª do Dia Europeu sem Carros - DESC), sob o tema transversal "Melhores ruas para todos". Geralmente, a semana culmina com o DESC, altura em que muitas cidades e vilas europeias condicionam uma ou mais zonas ao tráfego automóvel e promovem modos de transporte sustentáveis. Em 2006, mais de 1 300 localidades de 38 países aderiram à iniciativa. Em Portugal contou-se com a adesão de 82.
            A Semana da Mobilidade é uma campanha de sensibilização que promove viagens diárias sustentáveis, através do incentivo à utilização dos transportes públicos e da bicicleta, do andar a pé e da partilha do automóvel e assume-se como a plataforma ideal para comunicar medidas que os cidadãos europeus podem tomar individualmente, dando oportunidade aos decisores políticos locais para as implementarem. Um dos critérios de participação dos municípios é, aliás, o lançamento de pelo menos uma medida que permaneça para além da Semana.


            fonte: Instituto do Ambiente


            Descobre mais informação sobre mobilidade sustentável em
            http://www.ruaviva.org.br/menu.html


            O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

            Ç
            Ç
            A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.