00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________
Mostrar mensagens com a etiqueta Consumo Sustentável. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Consumo Sustentável. Mostrar todas as mensagens

15/04/2009

40 ACÇÕES PARA MELHORAR O NOSSO MUNDO


Preservar o ambiente e garantir um futuro melhor está nas mãos de todos nós. É urgente repensar os nossos gestos diários, tais como:
1. Apoiar e participar em projectos de desenvolvimento sustentável;
2. Informar-se sobre a política ambiental das marcas que consume;
3. Cozinhar sempre com o lume no mínimo e, de preferência, em panelas de pressão. Manter as panelas tapadas, para manter o calor e tornar mais rápido o cozimento, diminuindo assim a quantidade de CO2 (dióxido de carbono), principal gás responsável pelo efeito estufa, emitido no meio ambiente pela queima de gás de cozinha;
4. Procurar retirar do frigorífico todos os ingredientes necessários de uma só vez, para economizar energia.
5. Não colocar o frigorífico perto de fogão para evitar superaquecimento.
6. Diminuir o consumo de carne vermelha. Muitos cientistas consideram a criação de bovinos uma das maiores responsáveis pelo efeito estufa, graças ao metano, um gás inflamável e poluente, e à enorme quantidade da água necessária a produção da carne vermelha.
7. Não trocar o telemóvel enquanto estiver em bom estado. O telemóvel utiliza metais pesados na sua produção e muitas vezes, baseia-se em mão de obra barata dos países em desenvolvimento.
8. Evitar o uso de pilhas, conectando os aparelhos na corrente eléctrica. Uma pilha, além de gerar lixo, consome mais energia para ser fabricada do que a energia que obtemos dela. Quando estritamente necessárias, optar pelas recarregáveis.
9. Usar lâmpadas de baixo consumo, que gastam menos energia que as incandescentes e fluorescentes.
10. Comprar electrodomésticos de baixo consumo energético;
11. Desligar os aparelhos ou desconectá-los da tomada quando não estiverem em uso;
12. Usar a máquina de lavar roupa e louça apenas quando estiverem cheias. Quando accionadas com a metade de sua capacidade, seleccionar os modos de menor consumo de água.
13. Pendurar a roupa para secar e usar a máquina de secar apenas em casos especiais.
14. Diminuir o tempo do banho e dar preferência ao chuveiro, que consome menos energia e menos água.
15. Fazer compostagem orgânica.
16. Plantar árvores, pois elas absorvem toneladas de gás.
17. Economizar papel significa poupar florestas. De preferência, usar papel reciclado.
18. No computador, ler os textos sem imprimi-los. Se a impressão for necessária, imprimir frente e verso.
19. Sempre que possível, utilizar os livros das bibliotecas ou on-line;
20. Preferir toalhas e guardanapos de panos, em vez de papel;
21. Simplificar o consumo de alimentos, dando preferência aos frescos, produzidos na nossa região;
22. Comprar alimentos nacionais da estação e evitar o consumo de industrializados, assim como os importados, que costumam conter grande quantidade de agro tóxicos.
23. Consumir alimentos orgânicos, sem agro tóxicos, que respeitam os ciclos de vida dos animais e absorvem mais gás carbónico da atmosfera.
24. Evitar alimentos congelados.
25. Evitar comprar alimentos embalados em isopor. O isopor é uma espuma de poliestireno, obtido a partir do benzeno, produto reconhecidamente cancerígeno. O benzeno é convertido em estireno e depois injectado com gases que lhe dão consistência de espuma. Os gases mais usados nesse processo são os clorofluorcarbonos (CFCs), responsáveis pelo buraco na camada de ozono. A espuma de poliestireno é totalmente não-biodegradável, sendo assim, o isopor é uma grande ameaça à vida, porque contaminam os alimentos. Além disso, ao partir-se em pequenos pedaços, pode ser ingerido por diversos animais.
26. Reduzir o uso de embalagens, dando preferência às reutilizáveis.
27. Não comprar aerossóis, como sprays de cabelo e insecticidas. Essas embalagens contêm clorofluorcarbonos.
28. Preferir produtos de limpeza biodegradáveis, ajudando, assim, a diminuir a acumulação de resíduos tóxicos nos rios e mares.
29. Utilizar sacos de pano ou juta para fazer compras. Os sacos de plástico poluem o solo e o mar e liberam meta e gás carbónico.
30. Sempre que possível andar a pé ou de bicicleta, ou utilizar um transporte colectivo;
31. Quando trocar de carro, escolher um modelo menor e menos poluente.
32. Economizar CDs e DVDs : um CD leva aproximadamente 450 para decompor-se. Utilizar mídias regraváveis, tais como: CD-RW, drives USB ou FTP para carregar ou partilhar os seus arquivos.
33. Desligar o computador quando ficar mais de duas horas sem utilizá-lo, e o monitor depois de 15 minutos. Dar preferência ao monitor de LCD, que é mais económico - o maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor.
34. Usar a Internet para participar de acções virtuais de consciencialização e mobilização.
35. Economizar energia eléctrica, usando com mais frequência as escadas aos elevadores.
36. Recuperar, consertar, renovar e reciclar.
37. Utilizar lixo orgânico (pó de café, cascas de ovos, cascas de frutas e legumes, etc.) como adubo em vasos de plantas.
38. Regar sempre as plantas à noite ou de manhã bem cedo, com o objectivo de impedir que a água se perca na evaporação.
39. Instalar uma válvula na descarga para regular a quantidade de água liberada na sanita;
40. Não deitar o óleo de cozinha directamente no lavatório ou sanita. pois isso contamina lençóis subterrâneos de água e pode entupir o sistema de esgoto. Depositar os óleos nos ecopontos adequados.

26/02/2009

Jovens Rumo à Mudança

JOVENS RUMO ÀS MUDANÇAS - kit de formação para o consumo sustentável – O GUIA
- a caminho de estilos de vida sustentáveis, um excelente guia publicado pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, ambas agências da ONU. Tentam mostrar aos jovens que é possível a qualquer pessoa converter as suas aspirações de um mundo melhor em acções de todos os dias. São argumentos importantes com sugestões factíveis de como cada um pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta, cuja definição envolve muito mais que a vida humana somente.
Mesmo tendo sido o guia publicado tão recentemente (2002), pesquisas feitas pela WWF em 2008 já nos dão conta de que quase nada fizemos para minorar o problema. Ao contrário, a situação é grave, como vocês podem constatar no Relatório Planeta Vivo 2008.

14/09/2008

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Ar Puro Para Todos, é o mote da campanha da Semana Europeia da Mobilidade 2008, que mais uma vez o município de Oeiras vai celebrar.

Não percas ainda a oportunidade de visitar o “ENERGY BUS”, nos dias 20 e 21 de Setembro, no Jardim de Santo Amaro de Oeiras, e ficar a conhecer as sugestões para uma utilização mais racional da energia eléctrica.

06/02/2008

Mochila solar

Solar Backpack parece apenas uma mochila, mas não é: um painel solar no topo permite a acumulação de energia, que transferida para um depósito no interior da mala, permite carregar aparelhos electrónicos. É mais um upgrade para actividades ao ar livre,sem a dor de cabeça do local onde se vai carregar o telemóvel, leitor de mp3 ou mesmo o computador. O pequeno painel solar absorve energia do sol, trazendo para os pequenos gestos do dia-a-dia o aproveitamento das energias renováveis. Se chover,a mochila dispõe de um impermeável. Inclui ainda uma bateria recarregável e adaptadores para telemóveis , além de uma ligação USB.

16/01/2008

PROJECTO DO 6ºA

'Todos nós sabemos que o mundo e a Natureza não estão em muito bom estado, por causa de nós, os humanos. Esta tabela serve para todos nós percebermos o quanto estamos a ser injustos e maus para a Natureza e mundo. Por isso esta tabela também serve para sabermos onde estamos a ser piores com estes e onde podemos melhorar.
Para podermos fazer isto têm de perceber como funciona:
Logo no princípio, está uma coluna para porem os meses a lápis e em baixo diz 1º, 2º, 3º e 4º (são as semanas). As semanas vão do dia em que o mês começa até ao mesmo dia da semana seguinte. Ex: o mês começa numa 5º feira. As semanas são de 5º a 5º. Quando os meses mudam têm de se mudar na tabela.Depois têm de responder aos vários itens consoante a legenda. Vão ver que é fácil! E no fim há uma frase que diz: " Esta semana partilhei o mundo". Isto significa se foram bons para as plantas e animais. Depois têm de passar esta tabela a 3 pessoas.
Duas coisas muito importantes:
. Escrevam sempre a lápis;
. Imprimam a tabela numa folha reutilizada, para poupar papel!
Sejam honestos e divirtam-se!!!

6ºAno Turma A



06/11/2007

B PURE


BOAS PRÁTICAS PARA A UTILIZAÇÃO MAIS RACIONAL DA ENERGIA EM CASA é o nome da exposição que se encontra na nossa biblioteca escolar até 16 de Novembro.

A utilização racional de energia permite obter:
  • Melhores resultados com um menor consumo energético, sem prejuízo dos níveis de conforto e da qualidade de vida.

  • Um melhor aproveitamento de energia e dos equipamentos eléctricos com a redução da factura de electricidade.

  • Redução dos níveis de emissão de gases poluentes, contribuindo para uma melhor preservação do ambiente.


Fonte: Oeinerge


O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.