'A crise ambiental é, antes de mais, um problema do homem, que ao homem compete resolver. Indispensável e urgente é tomar consciência de que existe uma deficiente adaptação das sociedades humanas às circunstâncias impostas pelo planeta que habitam, o qual é dominado por profundas e intricadas interrelações naturais. CONDOMÍNIO DA TERRA tem como objectivo conciliar os homens com o seu planeta, possibilitando a coexistência de soberanias autónomas num espaço colectivo, ou seja, um poder político, supremo e independente, relativo à fracção territorial de cada estado, e partilhado, no que concerne as partes comuns. (fonte:http://www.bcsdportugal.org/)
00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
_________________________________________________________________________________
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
_________________________________________________________________________________
Mostrar mensagens com a etiqueta Hiperligações úteis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Hiperligações úteis. Mostrar todas as mensagens
20/05/2009
CONDOMÍNIO DA TERRA
'A crise ambiental é, antes de mais, um problema do homem, que ao homem compete resolver. Indispensável e urgente é tomar consciência de que existe uma deficiente adaptação das sociedades humanas às circunstâncias impostas pelo planeta que habitam, o qual é dominado por profundas e intricadas interrelações naturais. CONDOMÍNIO DA TERRA tem como objectivo conciliar os homens com o seu planeta, possibilitando a coexistência de soberanias autónomas num espaço colectivo, ou seja, um poder político, supremo e independente, relativo à fracção territorial de cada estado, e partilhado, no que concerne as partes comuns. (fonte:http://www.bcsdportugal.org/)
22/04/2009
UM DIA PELO PLANETA
O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez no dia 22 de Abril de 1970, sendo actualmente uma efeméride em centenas de países por todo o mundo na qual milhares de organizações e cidadãos participam activamente.O principal objectivo do Dia da Terra é o de sensibilizar a sociedade para os problemas ambientais existentes a nível mundial e para a importância da promoção de iniciativas que visem o desenvolvimento sustentável, evitando a degradação do planeta onde vivemos.
Em Portugal a data também tem vindo a ser assinalada por um número cada vez maior de entidades e municípios, que vão desenvolvendo acções práticas de promoção da qualidade de vida no planeta e a defesa do ambiente. É a este movimento global de defesa do planeta - que este ano já conta com 1000 eventos registados na Rede Internacional (http://www.earthday.net/), que se irão desenvolver em vários pontos do mundo – “Dia da Terra – Cem coisas pelo Planeta”.
Segundo a rede mundial, o Dia da Terra deve ser um dia de participação cívica para defender os princípios de sustentabilidade local aplicando a máxima “Pensar globalmente, agir localmente”.
(Fonte: Confagri)
15/04/2009
DIA DA TERRA 2009
Criado nos anos 70, o Dia da Terra tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Para ajudar a ampliar a consciência sobre o impacto das mudanças climáticas sobre a Terra, o canal National Geographic preparou uma programação especial para a semana de 20 a 25 de Abril. Todo o conteúdo será sobre ecologia: conselhos, estatísticas e muita informação sobre o cuidado consciente do meio ambiente. Veja aqui a programação!
Etiquetas:
Calendário Ambiental,
Hiperligações úteis,
Notícias
26/02/2009
MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL
Agir de maneira sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades. Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correcto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceite.O movimento Planeta Sustentável faz parte dessa corrente que pretende amenizar o nosso impacto sobre o ambiente e tornar a convivência social cada vez mais civilizada. Podes consultar o MANUAL DE ETIQUETA SUSTENTÁVEL e comprova como é possível promover pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adoptados por todos nós.
Um bom começo é praticar os “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar. As dicas e informações que constam no manual podem ser aplicadas no dia-a-dia na tua própria casa, no trabalho, na rua e na vida pessoal.
23/01/2009
Eco-agentes
Eco-Agentes é um jogo da Agência Europeia do Ambiente sobre a protecção do ambiente. Este jogo convida as crianças a participar em histórias de banda desenhada, fazendo o papel de eco-agentes secretos que são enviados numa missão especial para proteger o meio ambiente.A cada temática corresponde um jogo de pergunta-resposta. Se as respostas estão correctas, são apresentadas informações adicionais sobre o tema tratado; se as respostas estão incorrectas, são apresentadas sugestões e o jogador é convidado a tentar novamente. Os jogos de pergunta-resposta podem ser descarregados e usados na sala de aula pelos professores, que têm acesso a outros materiais educativos, como uma lista de sites com informações mais pormenorizadas sobre temas ambientais.
16/09/2007
27º SOS ANIMAL ALVITO
23 Set: 11h-18hA 27ª edição SOS animal - Alvito promovida pela equipa da SOS animal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, realiza este evento e conta com a colaboração de todos, para adopção de animais do canil e de diversas Fat's. Também há a recolha de medicamentos, desparasitantes, cestos, alcofas, comedouros, coleiras, sacos de ração, material de limpeza.
Internet: http://www.sosanimal.com/
Informações Úteis: 962 566 964
Parque Recreativo do Alvito
Endereço: Estrada do AlvitoTelefone: 218 170 200/1Internet: www.cm-lisboa.pt/pmonsantoE-Mail: daev.dm@cm-lisboa.pt
Fonte: Agenda Cultural de Lisboa
SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

A Semana Europeia da Mobilidade - SEM é organizada anualmente de 16 a 22 de Setembro e irá realizar a sua 6ª edição em 2007 (8ª do Dia Europeu sem Carros - DESC), sob o tema transversal "Melhores ruas para todos". Geralmente, a semana culmina com o DESC, altura em que muitas cidades e vilas europeias condicionam uma ou mais zonas ao tráfego automóvel e promovem modos de transporte sustentáveis. Em 2006, mais de 1 300 localidades de 38 países aderiram à iniciativa. Em Portugal contou-se com a adesão de 82.
A Semana da Mobilidade é uma campanha de sensibilização que promove viagens diárias sustentáveis, através do incentivo à utilização dos transportes públicos e da bicicleta, do andar a pé e da partilha do automóvel e assume-se como a plataforma ideal para comunicar medidas que os cidadãos europeus podem tomar individualmente, dando oportunidade aos decisores políticos locais para as implementarem. Um dos critérios de participação dos municípios é, aliás, o lançamento de pelo menos uma medida que permaneça para além da Semana.
A Semana da Mobilidade é uma campanha de sensibilização que promove viagens diárias sustentáveis, através do incentivo à utilização dos transportes públicos e da bicicleta, do andar a pé e da partilha do automóvel e assume-se como a plataforma ideal para comunicar medidas que os cidadãos europeus podem tomar individualmente, dando oportunidade aos decisores políticos locais para as implementarem. Um dos critérios de participação dos municípios é, aliás, o lançamento de pelo menos uma medida que permaneça para além da Semana.
fonte: Instituto do Ambiente
Descobre mais informação sobre mobilidade sustentável em
http://www.ruaviva.org.br/menu.html
Etiquetas:
Calendário Ambiental,
Desafios,
Hiperligações úteis,
Notícias
Subscrever:
Mensagens (Atom)
O NASCIMENTO DA RECICLOTECA
Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.