Criado em 1993 pela Fundação Adbusters Media, www.adbusters.org/metas/eco/bnd, organização canadense, o evento hoje é celebrado em mais de 55 países.O "Dia Sem Compras" não propõe o regresso à idade da pedra nem que todos os dias sejam dias sem consumo. Acreditamos que a data pode servir de exemplo para uma mudança dos padrões de consumo e para a formação de cidadãos conscientes, participativos e críticos. Um consumo focado nas verdadeiras necessidades e tendo em conta os aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação do planeta e ao tratamento igual que todos os seres humanos merecem.Para tanto, estabelece como tarefas urgentes:
- consumir menos;
- informar-se sobre a origem dos produtos - como e por quem foram produzidos;
- fazer a separação dos materiais recicláveis e levá-los para os postos de colecta selectiva;
- pressionar as grandes empresas a co-responsabilizarem-se pelos impactos provocados.
Faz a diferença! Divulga o "Dia Sem Compras" entre amigos e familiares.
Fonte: Terramater
1 comentário:
Já vi algumas iniciativas deste género, na rua, e acho que é um assunto que devia ter mais adesão.
Enviar um comentário