00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

18/11/2007

9ºC E A ESCOLA SUSTENTÁVEL


Existem muitas formas de definir o termo SUSTENTÁVEL. A mais adequada diz que o sistema em que vivemos deve satisfazer as nossas necessidades de crescimento e manutenção, armazenando mais energia do que a despendida para construí-lo. Por outras palavras, para obter o que precisamos no presente, não podemos comprometer o futuro.

O PROJECTO ESCOLA SUSTENTÁVEL vai ajudar os alunos a pensar e viver de uma forma sustentável... a produzir, em vez de consumir e gastar.

2 comentários:

ruben brandão disse...

A sustentabilidade deve começar com projetos. Eles contribuem para o pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisões, análise, o aprendizagem colectiva, liderança e a capacidade de comunicação. O meio ambiente deve ser ,interpretado como uma coisa divertida e dinâmica, algo que mostre para os futuros cidadãos que nós fazemos parte do que chamamos natureza e que não é apenas na semana dedicada ao meio-ambiente.
E não se deve pensar que a escola é pequena demais para isso, ela é ideal. deve-se envolver as crianças com os espaços verdes da área escolar. Esses espaços tornam-se verdadeiras salas de aula ao ar livre, são capazes de entusiasmar e envolver os alunos.

ruben's A, B e cesar silva disse...

Evolution.
Iremos trabalhar o campo de jogos!

O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.