00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

23/11/2007

DIA SEM COMPRAS

O dia 25 de Novembro foi escolhido para ser um "Dia Sem Compras". O objectivo é que neste dia, além de não comprar nada, todos façam uma reflexão sobre os impactos sociais e ambientais dos nossos hábitos de consumo. Os actuais padrões de consumo são insustentáveis do ponto de vista ambiental e injustos socialmente, já que a grande maioria da população é privada do consumo de bens e serviços essenciais para uma vida digna.

Criado em 1993 pela Fundação Adbusters Media, www.adbusters.org/metas/eco/bnd, organização canadense, o evento hoje é celebrado em mais de 55 países.O "Dia Sem Compras" não propõe o regresso à idade da pedra nem que todos os dias sejam dias sem consumo. Acreditamos que a data pode servir de exemplo para uma mudança dos padrões de consumo e para a formação de cidadãos conscientes, participativos e críticos. Um consumo focado nas verdadeiras necessidades e tendo em conta os aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação do planeta e ao tratamento igual que todos os seres humanos merecem.Para tanto, estabelece como tarefas urgentes:

  • consumir menos;

  • informar-se sobre a origem dos produtos - como e por quem foram produzidos;

  • fazer a separação dos materiais recicláveis e levá-los para os postos de colecta selectiva;

  • pressionar as grandes empresas a co-responsabilizarem-se pelos impactos provocados.


Faz a diferença! Divulga o "Dia Sem Compras" entre amigos e familiares.

Fonte: Terramater

1 comentário:

João Freitas disse...

Já vi algumas iniciativas deste género, na rua, e acho que é um assunto que devia ter mais adesão.

O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.