00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

30/11/2007

UM DIA PELA TERRA








d
d
d
d
d
d
d
d
No dia 26 de Novembro comemorou-se o aniversário da nossa escola. Em simultâneo, foi organizada uma actividade denominada 'UM DIA PELA TERRA'. Todos os participantes elaboraram um chapéu simbólico, muitos deles com resíduos e materiais de desperdício. A RECICLOTECA apoiou esta iniciativa.

24/11/2007

ANTES DO NATAL




Inês Rodrigues, 7ºC




É Natal. Época do ano em que as pessoas estão mais dispostas a partilhar, confraternizar, ajudar: E porque não ajudar o ambiente? Afinal, estaremos a ajudar as gerações vindouras, com os mesmos direitos de usufruírem dos mesmos recursos de que dispomos.
Mas como poderei ajudar o Ambiente?

Antes do Natal....

» Nas suas compras de Natal, opte por produtos reciclados, biodegradáveis ou recarregáveis, duráveis e reparáveis, sempre que possível (incluindo enfeites de Natal);
» Se oferecer brinquedos electrónicos adquira um recarregador de pilhas para que possam funcionar com pilhas recarregáveis que se tornam mais baratas do que as descartáveis e são mais amigas do ambiente;
» Procure produtos que não integrem na sua composição elementos perigosos e que possuam menos materiais misturados pois estes são, habitualmente, mais fáceis de reciclar e reparar;
» Compre apenas produtos com funções que irá utilizar. Mais importante do que pensar no modelo (computador/telemóvel) é pensar no uso que iremos dar a cada uma das funções do modelo a adquirir;
» Gaste apenas na medida das suas possibilidades: respeitar os seus limites de endividamento irá permitir-lhe ser mais criterioso nas suas escolhas e, logo, mais sustentável;
» Nas suas compras, utilize sacos de pano ou de rede; caso seja necessário prefira os de papel aos de plástico. Não utilize sacos de plástico se vai apenas comprar um ou dois produtos;
» Adquira uma árvore de Natal sintética ou então recorra apenas a árvores vendidas com autorização (bombeiros, serviços municipais), como garantia da sustentabilidade do corte. Neste último caso, informe-se na sua autarquia sobre a recolha das árvores após o Natal.

Fonte: Confagri

23/11/2007

DIA SEM COMPRAS

O dia 25 de Novembro foi escolhido para ser um "Dia Sem Compras". O objectivo é que neste dia, além de não comprar nada, todos façam uma reflexão sobre os impactos sociais e ambientais dos nossos hábitos de consumo. Os actuais padrões de consumo são insustentáveis do ponto de vista ambiental e injustos socialmente, já que a grande maioria da população é privada do consumo de bens e serviços essenciais para uma vida digna.

Criado em 1993 pela Fundação Adbusters Media, www.adbusters.org/metas/eco/bnd, organização canadense, o evento hoje é celebrado em mais de 55 países.O "Dia Sem Compras" não propõe o regresso à idade da pedra nem que todos os dias sejam dias sem consumo. Acreditamos que a data pode servir de exemplo para uma mudança dos padrões de consumo e para a formação de cidadãos conscientes, participativos e críticos. Um consumo focado nas verdadeiras necessidades e tendo em conta os aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação do planeta e ao tratamento igual que todos os seres humanos merecem.Para tanto, estabelece como tarefas urgentes:

  • consumir menos;

  • informar-se sobre a origem dos produtos - como e por quem foram produzidos;

  • fazer a separação dos materiais recicláveis e levá-los para os postos de colecta selectiva;

  • pressionar as grandes empresas a co-responsabilizarem-se pelos impactos provocados.


Faz a diferença! Divulga o "Dia Sem Compras" entre amigos e familiares.

Fonte: Terramater

18/11/2007

9ºC E A ESCOLA SUSTENTÁVEL


Existem muitas formas de definir o termo SUSTENTÁVEL. A mais adequada diz que o sistema em que vivemos deve satisfazer as nossas necessidades de crescimento e manutenção, armazenando mais energia do que a despendida para construí-lo. Por outras palavras, para obter o que precisamos no presente, não podemos comprometer o futuro.

O PROJECTO ESCOLA SUSTENTÁVEL vai ajudar os alunos a pensar e viver de uma forma sustentável... a produzir, em vez de consumir e gastar.

14/11/2007

ÁRVORE DE NATAL

Já podem visitar a nossa árvore de Natal no Oeiras Parque.

11/11/2007

Área de Projecto - 7ºC

VAMOS PROCURAR SOLUÇÕES PARA EVITAR A DESTRUIÇÃO DO PLANETA

ÁGUA

AR

ECO-CONSUMO

ESPAÇOS VERDES


ENERGIA

06/11/2007

B PURE


BOAS PRÁTICAS PARA A UTILIZAÇÃO MAIS RACIONAL DA ENERGIA EM CASA é o nome da exposição que se encontra na nossa biblioteca escolar até 16 de Novembro.

A utilização racional de energia permite obter:
  • Melhores resultados com um menor consumo energético, sem prejuízo dos níveis de conforto e da qualidade de vida.

  • Um melhor aproveitamento de energia e dos equipamentos eléctricos com a redução da factura de electricidade.

  • Redução dos níveis de emissão de gases poluentes, contribuindo para uma melhor preservação do ambiente.


Fonte: Oeinerge


OS CRIATIVOS DA RECICLOTECA

Madalena Martins, 7º B
Materiais necessários para construir este foguetão: Tampa plástica, ventoínha de secador, embalagem de iogurte líquido, tintas acrílicas e microfone para a rampa de lançamento.


Marta Vasconcelos, 5ºC


Alexia Marques, 5º A


04/11/2007

Árvore de Natal

Os ornamentos para a árvore de Natal já estão prontos. Os nossos agradecimentos a todos os alunos que contribuíram neste projecto, em especial às criativas Carolina, Madalena e Margarida que acompanharam o projecto desde o início, com muitas ideias e criatividade.

O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.