Máquina fotográfica executada com recurso a uma caixa de ovos, duas tampas, cartão, embalagem de iogurte, cola e tintas.
00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
_________________________________________________________________________________
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
_________________________________________________________________________________
30/03/2009
Para levar de férias!
Máquina fotográfica executada com recurso a uma caixa de ovos, duas tampas, cartão, embalagem de iogurte, cola e tintas.20/03/2009
17/03/2009
Preparar a Páscoa
Podes começar a juntar e preparar os ovos para futuros trabalhos sobre a Páscoa:1- Lava os ovos crus com água;
2- Com a ajuda de uma agulha ou furador, faz um furinho de cada uma das extremidades dos ovos;
3- Coloca um prato por baixo e sopra com bastante força, até que o ovo fique vazio;
4- Lava novamente o ovo com água (precisas de ter algum cuidado);
5- Com o auxílio de uma seringa, injecta um pouco de álcool para dentro do ovo - fica desinfectado;
6- Bloqueia a saída do álcool com as pontas dos dedos , e sacode o ovo algumas vezes;
7- Deixa o álcool escorrer, pousando os ovos na própria caixa e forrando os espaços com papel absorvente;
8-Deixa secar (de um dia para o outro) e... bons trabalhos!
09/03/2009
REUTILIZAR TAMPAS
Sabias que deves retirar as tampas das garrafas de plástico antes de as colocar no ecoponto amarelo? Para além do plástico ter um composição diferente da sua garrafa, a ausência da tampa permite que a garrafa seja espalmada, ocupando menos espaço no processo de recolha e separação dos resíduos. A tampa também é muito pequena para ser reciclada juntamente com os outros plásticos (só em grandes quantidades).d
O que fazer com as tampas? Por vezes encontras iniciativas, como o projecto tampinhas, de recolha de tampas para fins solidários. Informa-te junto da tua freguesia. O novo desafio da recicloteca passa por aproveitares as tampas das garrafas de plástico e boiões de vidro e transformares essas tampas em peças divertidas e utilitárias. Participa deixando a tua ideia na cbox.
COMO REUTILIZAR ROLOS DE CARTÃO
Foram várias as propostas apresentadas no nosso segundo desafio sobre a REUTILIZAÇÃO de rolos de papel. Ficam aqui as sugestões:MJ: brinquedo para os hamsters
Vânia: Telescópio
Vânia: Argolas para os guardanapos
Marta: Pulseiras
Joana Dias: Cabelo para a escultura do Marquês de Pombal
Cátia Santos: Fazer um microfone.
Catarina Apolinário: Fazer uma escultura
Inês: Suporte para cds (rolos com ranhuras)
Carla: Binóculos
Inês: uma prateleira
Carla S: Pau de chuva feito com um tubo de cartão
M. João: Podemos criar um suporte para os lápis e canetas
Tens ainda mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários
Embalagem com tubo de papel
Podes criar bonitas embalagens com um simples rolo de papel. Começa por espalmar a embalagem. Depois só precisas de fazer pressão com o teu dedo em ambos os topos do rolo de maneira a criar uma dobra curva e fechares a embalagem. Corta as arestas para finalizar a embalagem. Podes pintar e decorar como te agradar.Porta-guardanapos

Criação de "PORTA-GUARDANAPOS" para enfeitar a mesa do almoço e jantar. Precisas de rolos de cartão, retalhos de tecido e cola branca.
(ideia da serterra)
03/03/2009
Desfile temático
No dia 20 de Fevereiro realizou-se na nossa escola um desfile no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas. Nesta actividade participaram todas as turmas do terceiro ciclo. O desfile foi o desfecho da semana da ciência.
Os temas do desfile foram:
- elementos químicos e tabela periódica
- substâncias moleculares
- astronomia
Os materiais utilizados foram plástico reciclado e reutilização de cartolina.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
O NASCIMENTO DA RECICLOTECA
Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.









