00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

30/03/2009

Para levar de férias!

Máquina fotográfica executada com recurso a uma caixa de ovos, duas tampas, cartão, embalagem de iogurte, cola e tintas.

Boas Férias


17/03/2009

Preparar a Páscoa

Podes começar a juntar e preparar os ovos para futuros trabalhos sobre a Páscoa:
1- Lava os ovos crus com água;
2- Com a ajuda de uma agulha ou furador, faz um furinho de cada uma das extremidades dos ovos;
3- Coloca um prato por baixo e sopra com bastante força, até que o ovo fique vazio;
4- Lava novamente o ovo com água (precisas de ter algum cuidado);
5- Com o auxílio de uma seringa, injecta um pouco de álcool para dentro do ovo - fica desinfectado;
6- Bloqueia a saída do álcool com as pontas dos dedos , e sacode o ovo algumas vezes;
7- Deixa o álcool escorrer, pousando os ovos na própria caixa e forrando os espaços com papel absorvente;
8-Deixa secar (de um dia para o outro) e... bons trabalhos!

09/03/2009

REUTILIZAR TAMPAS

Sabias que deves retirar as tampas das garrafas de plástico antes de as colocar no ecoponto amarelo? Para além do plástico ter um composição diferente da sua garrafa, a ausência da tampa permite que a garrafa seja espalmada, ocupando menos espaço no processo de recolha e separação dos resíduos. A tampa também é muito pequena para ser reciclada juntamente com os outros plásticos (só em grandes quantidades).
d
O que fazer com as tampas? Por vezes encontras iniciativas, como o projecto tampinhas, de recolha de tampas para fins solidários. Informa-te junto da tua freguesia. O novo desafio da recicloteca passa por aproveitares as tampas das garrafas de plástico e boiões de vidro e transformares essas tampas em peças divertidas e utilitárias. Participa deixando a tua ideia na cbox.

COMO REUTILIZAR ROLOS DE CARTÃO

Foram várias as propostas apresentadas no nosso segundo desafio sobre a REUTILIZAÇÃO de rolos de papel. Ficam aqui as sugestões:
MJ: brinquedo para os hamsters
Vânia: Telescópio
Vânia: Argolas para os guardanapos
Marta: Pulseiras
Joana Dias: Cabelo para a escultura do Marquês de Pombal
Cátia Santos: Fazer um microfone.
Catarina Apolinário: Fazer uma escultura
Inês: Suporte para cds (rolos com ranhuras)
Carla: Binóculos
Inês: uma prateleira
Carla S: Pau de chuva feito com um tubo de cartão
M. João: Podemos criar um suporte para os lápis e canetas

Tens ainda mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários
(foto de Yuken Teruya)

Embalagem com tubo de papel

Podes criar bonitas embalagens com um simples rolo de papel. Começa por espalmar a embalagem. Depois só precisas de fazer pressão com o teu dedo em ambos os topos do rolo de maneira a criar uma dobra curva e fechares a embalagem. Corta as arestas para finalizar a embalagem. Podes pintar e decorar como te agradar.


Presentes de 'último minuto' (1)



Precisas de colar o botão ao clip, com super-cola ou cola quente. O clip transforma-se num acessório personalizado e até pode servir como marcador de livro. (fonte: belladia)

SUGESTÕES: COMO REUTILIZAR ROLOS DE PAPEL

Molduras
(fonte: Photojojo)

Suporte para lápis
(fonte: Re-Nest)


Pau de chuva

(fonte: Clube de Leitura)

Porta-guardanapos


Criação de "PORTA-GUARDANAPOS" para enfeitar a mesa do almoço e jantar. Precisas de rolos de cartão, retalhos de tecido e cola branca.
(ideia da serterra)

03/03/2009

Desfile temático



No dia 20 de Fevereiro realizou-se na nossa escola um desfile no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas. Nesta actividade participaram todas as turmas do terceiro ciclo. O desfile foi o desfecho da semana da ciência.
Os temas do desfile foram:
- elementos químicos e tabela periódica
- substâncias moleculares
- astronomia
Os materiais utilizados foram plástico reciclado e reutilização de cartolina.

O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.