Oeiras - Festival da Floresta, Água e Poesia
A Fábrica da Pólvora, em Barcarena, é o cenário eleito para a realização do Festival da Floresta, Água e Poesia, que decorrerá no dia 29 de Março, das 10H00 às 18H00, tendo por objectivo comemorar os Dias Mundiais da Floresta, Água e Poesia, assinalados no mês de Março. Eis uma sugestão para passar um dia em família, repleto de animação proporcionada através de jogos, de gincanas, de contos e de representações teatrais, além de percursos animados pelos espaços verdes da Fábrica da Pólvora.
00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
_________________________________________________________________________________
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
_________________________________________________________________________________
27/03/2008
19/03/2008
22 de Março - DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA
Comemora-se o Dia Mundial da Água, mas mais do que uma celebração é altura de reflectirmos. Um relatório da ONU prevê que, nos próximos 50 anos, a água vai faltar a mais de metade da população mundial. E ainda: até 2050, pelo menos 400 milhões de pessoas vão ser afectadas pela seca. A falta de água não se deve apenas à poluição ou ao aquecimento global do planeta. O principal problema é a pobreza, pois os países em vias de desenvolvimento dedicam-se sobretudo à agricultura, com sistemas de irrigação pouco racionais. Em todos os continentes, os rios estão a secar. Alterações climáticas, a actividade humana, barragens, regas agrícolas excessivas e poluição industrial, são algumas das causas que originam a destruição das várzeas e pântanos, o dizimar de espécies inteiras de peixe e ameaçam provocar secas mundiais.E quanto à água salgada que constitui 97% da água do planeta? O cenário também não é melhor, com a previsão do fim dos recifes de coral e do esgotamento das reservas de pescado, devido à pesca excessiva.
E em Portugal? Segundo a Quercus, 44% dos nossos rios têm qualidade má ou muito má e só 36% têm uma qualidade aceitável.
Pensa no seguinte: apenas uma fracção de 1% da água da Terra é utilizada!... Não será uma boa altura para começarmos a poupar esse bem essencial?
Fonte: Escola E.B. 2,3/S de Baião
nn

E em Portugal? Segundo a Quercus, 44% dos nossos rios têm qualidade má ou muito má e só 36% têm uma qualidade aceitável.
Pensa no seguinte: apenas uma fracção de 1% da água da Terra é utilizada!... Não será uma boa altura para começarmos a poupar esse bem essencial?
Fonte: Escola E.B. 2,3/S de Baião
nn

Exposição de Brinquedos
No Ano Europeu do Diálogo Intercultural e Ano Internacional do Planeta Terra a Rede de Bibliotecas de Cascais, em parceria com a OIKOS, organiza uma exposição que dá a conhecer um mundo de brinquedos construídos com materiais reciclados, engenho e imaginação.
(11 a 31 de Março, Biblioteca de S. Domingos de Rana; 10 a 30 de Abril, Biblioteca de Cascais)

(11 a 31 de Março, Biblioteca de S. Domingos de Rana; 10 a 30 de Abril, Biblioteca de Cascais)

18/03/2008
Jogos

Jogo de memória sobre separação de resíduos

Jogo sobre separação de resíduos

Jogo do lobo e das ovelhas (quatro tampas e cartão de embalagem)
Etiquetas:
ideias com CARTÃO,
ideias com resíduos vários,
tema - JOGOS
Prendas
Argolas para guardanapos realizadas a partir de duas embalagens de plástico.

Caixas com tampa realizadas com duas garrafas de água encaixadas uma na outra.

Caixas com tampa realizadas com duas garrafas de água encaixadas uma na outra.
12/03/2008
Livros Usados
São muitas as vantagens de emprestar ou dar um livro escolar a um familiar ou amigo. Desta forma, estás a poupar milhões de árvores, possibilitando a outras famílias a (re)utilização dos mesmos manuais escolares. Agora também os podes vender ou adquirir os livros que precisas no site livrosusados.pt. Boas trocas!
06/03/2008

A Ajuda de Berço, fundada em 1998, acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, necessitadas de protecção urgente, face a situações que as coloquem em risco.
A Ajuda de Berço continua com a campanha de recolha de tinteiros, toners vazios e telemoveis em desuso com o objectivo de angariar fundos para as suas actividades.
Este mês precisa de babetes de plástico com abas, colheres para comer, termómetros para criança, cadeiras para comer e muito mais.
Colabora
Subscrever:
Mensagens (Atom)
O NASCIMENTO DA RECICLOTECA
Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.






