00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

19/03/2008

22 de Março - DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

Comemora-se o Dia Mundial da Água, mas mais do que uma celebração é altura de reflectirmos. Um relatório da ONU prevê que, nos próximos 50 anos, a água vai faltar a mais de metade da população mundial. E ainda: até 2050, pelo menos 400 milhões de pessoas vão ser afectadas pela seca. A falta de água não se deve apenas à poluição ou ao aquecimento global do planeta. O principal problema é a pobreza, pois os países em vias de desenvolvimento dedicam-se sobretudo à agricultura, com sistemas de irrigação pouco racionais. Em todos os continentes, os rios estão a secar. Alterações climáticas, a actividade humana, barragens, regas agrícolas excessivas e poluição industrial, são algumas das causas que originam a destruição das várzeas e pântanos, o dizimar de espécies inteiras de peixe e ameaçam provocar secas mundiais.E quanto à água salgada que constitui 97% da água do planeta? O cenário também não é melhor, com a previsão do fim dos recifes de coral e do esgotamento das reservas de pescado, devido à pesca excessiva.

E em Portugal? Segundo a Quercus, 44% dos nossos rios têm qualidade má ou muito má e só 36% têm uma qualidade aceitável.

Pensa no seguinte: apenas uma fracção de 1% da água da Terra é utilizada!... Não será uma boa altura para começarmos a poupar esse bem essencial?

Fonte: Escola E.B. 2,3/S de Baião
nn



Ilustrações para calendário - Trabalhos executados pelos alunos do 7º Ano, no âmbito da disciplina de Expressão Plástica.


Sem comentários:

O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.