Comemora-se o Dia Mundial da Água, mas mais do que uma celebração é altura de reflectirmos. Um relatório da ONU prevê que, nos próximos 50 anos, a água vai faltar a mais de metade da população mundial. E ainda: até 2050, pelo menos 400 milhões de pessoas vão ser afectadas pela seca. A falta de água não se deve apenas à poluição ou ao aquecimento global do planeta. O principal problema é a pobreza, pois os países em vias de desenvolvimento dedicam-se sobretudo à agricultura, com sistemas de irrigação pouco racionais. Em todos os continentes, os rios estão a secar. Alterações climáticas, a actividade humana, barragens, regas agrícolas excessivas e poluição industrial, são algumas das causas que originam a destruição das várzeas e pântanos, o dizimar de espécies inteiras de peixe e ameaçam provocar secas mundiais.E quanto à água salgada que constitui 97% da água do planeta? O cenário também não é melhor, com a previsão do fim dos recifes de coral e do esgotamento das reservas de pescado, devido à pesca excessiva.
E em Portugal? Segundo a Quercus, 44% dos nossos rios têm qualidade má ou muito má e só 36% têm uma qualidade aceitável.
Pensa no seguinte: apenas uma fracção de 1% da água da Terra é utilizada!... Não será uma boa altura para começarmos a poupar esse bem essencial?Fonte: Escola E.B. 2,3/S de Baião nn


Ilustrações para calendário - Trabalhos executados pelos alunos do 7º Ano, no âmbito da disciplina de Expressão Plástica.
Sem comentários:
Enviar um comentário