00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

28/09/2007

CIDADES POLUÍDAS

Testa os teus conhecimentos sobre o tema da Área de Projecto do 7º C - CIDADE INSUSTENTÁVEL

Horizontal
1. Qual o outro nome dado à poluição do ar? Poluição…
3. Qual é a fonte de poluição natural, que além de muito fumo, emite também lava?
5. Qual o nome do local próprio para a deposição de resíduos sólidos que substitui as lixeiras? Chama-se aterro…
7. O ruído que pode causar danos nos nossos ouvidos é a poluição…
9. Qual a fonte de poluição mais comum nas cidades? Vou-te dar uma pista, usamo-los quando precisamos de nos deslocar.

Vertical
2. Qual o nome do processo a que se podem submeter muitos produtos quando já não se podem usar, para que sejam novamente úteis?
4. Como se chama ao tipo de fontes de poluição que estão espalhadas e são mais difíceis de quantificar?
6. De que cor é a bandeira que deves ter sempre presente nas praias onde vais tomar banho?
8. Qual o nome da doença respiratória comum, especialmente nas crianças?
Fonte: Portal Ambiente & Saúde

26/09/2007

PARTICIPAS NA SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS?


Coloca os teus conhecimentos à prova, respondendo a este desafio (na área dos comentários):



VERDADEIRO OU FALSO?



1. Os ecopontos são prémios atribuídos ás empresas que efectuam a separação de resíduos.

2. As embalagens de cartão devem ser espalmadas antes de serem colocadas no contentor azul.

3. Devemos colocar as lâmpadas no contentor verde.

4. A compostagem transforma a matéria orgânica em lixo.

5. As garrafas de plástico não são recicláveis.

6. Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores.


Se tiveres alguma dúvida, consulta os links sobre a separação de resíduos.

As respostas vão ser publicadas na próxima semana. Será que és tu o vencedor?

23/09/2007

Exposição REMADE EM PORTUGAL

De 28 de Setembro a 5 de Outubro decorre na Estufa Fria, em Lisboa, a iniciativa Remade In Portugal, que visa incentivar as empresas a desenvolver produtos utilizando materiais reciclados, que apresentem um desenho original e qualidade de produção.

Com a finalidade de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável a um nível internacional, o “Remade in Italy” já implementou o “Remade in Argentina” e iniciou contactos com o Brasil.

Em Portugal o desafio foi lançado a 15 designers e arquitectos. O objectivo é criar um objecto que utilize materiais reciclados na sua produção. Adalberto Dias, arquitecto, Alda Tomás, designer, Álvaro Siza, arquitecto, Eduardo Souto Moura, arquitecto, Filipe Alarcão, designer, Francisco Providência, designer, João Luís Carrilho da Graça, arquitecto, José Manuel Carvalho Araújo, arquitecto, Luís Buchinho, estilista, Manuel Aires Mateus, arquitecto, Manuel Graça Dias, arquitecto, Nuno Gama, estilista, Nuno Sottomayor, arquitecto, Pedro Silva Dias, designer e Pedro Sottomayor, designer, aderiram à iniciativa e em Abril de 2007 os objectos criados e produzidos em Portugal estiveram já presentes no “Salone Internazionale del Mobile”de Milão.Em Setembro, estes objectos e ainda os objectos resultantes do projecto Remade In Italy e Remade In Argentina, que inclui o Brasil e o Chile, vão estar em exposição em Portugal na Estufa Fria.

Contactos:COR- Arquitectos
Remade In Portugal:roberto cremascoli, edison okumura e marta rodrigues, arquitectos, lda Telf: 22.208.15.61
Email:
mail@corarquitectos.com

Fonte: Ecoesfera, Público

19/09/2007

AGENDA PARA O 1º PERÍODO


Neste primeiro período a RECICLOTECA vai transformar os resíduos em prendas e ornamentos de Natal. Queres participar?
Estas fotografias revelam duas sugestões para os teus presentes: Anel e 'enterprise'. Para o primeiro presente só tens de trazer um anel que já não gostes, e que vai ser transformado; para a nave, precisas de uma disquete inutilizada.

16/09/2007

27º SOS ANIMAL ALVITO

23 Set: 11h-18h

A 27ª edição SOS animal - Alvito promovida pela equipa da SOS animal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, realiza este evento e conta com a colaboração de todos, para adopção de animais do canil e de diversas Fat's. Também há a recolha de medicamentos, desparasitantes, cestos, alcofas, comedouros, coleiras, sacos de ração, material de limpeza.
Internet: http://www.sosanimal.com/
Informações Úteis: 962 566 964

Parque Recreativo do Alvito
Endereço: Estrada do AlvitoTelefone: 218 170 200/1Internet: www.cm-lisboa.pt/pmonsantoE-Mail: daev.dm@cm-lisboa.pt

Fonte: Agenda Cultural de Lisboa

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE


A Semana Europeia da Mobilidade - SEM é organizada anualmente de 16 a 22 de Setembro e irá realizar a sua 6ª edição em 2007 (8ª do Dia Europeu sem Carros - DESC), sob o tema transversal "Melhores ruas para todos". Geralmente, a semana culmina com o DESC, altura em que muitas cidades e vilas europeias condicionam uma ou mais zonas ao tráfego automóvel e promovem modos de transporte sustentáveis. Em 2006, mais de 1 300 localidades de 38 países aderiram à iniciativa. Em Portugal contou-se com a adesão de 82.
A Semana da Mobilidade é uma campanha de sensibilização que promove viagens diárias sustentáveis, através do incentivo à utilização dos transportes públicos e da bicicleta, do andar a pé e da partilha do automóvel e assume-se como a plataforma ideal para comunicar medidas que os cidadãos europeus podem tomar individualmente, dando oportunidade aos decisores políticos locais para as implementarem. Um dos critérios de participação dos municípios é, aliás, o lançamento de pelo menos uma medida que permaneça para além da Semana.


fonte: Instituto do Ambiente


Descobre mais informação sobre mobilidade sustentável em
http://www.ruaviva.org.br/menu.html


13/09/2007

O NATAL JÁ CHEGOU?

Temos uma árvore de Natal para decorar,
No Oeiras Parque vai ficar.
És do 2º ciclo?

Vem participar!
.....................................................................
Aparece na RECICLOTECA, 3ª-feira, das 12h15m às 13h e 4ª-feira. das 15h às 16h30m na sala EV1.

05/09/2007

Feira de Trocas

Mercadinho do Equinócio
30 Set: 11h-17h

O Centro de Pedagogia e Animação do CCB avança com mais um Mercadinho, o do Equinócio, uma feira feita por crianças e para crianças, que pretende juntar crianças e famílias num ambiente diferente e ao ar livre. Nesta iniciativa, as famílias são convidadas a trazer para o Jardim das Oliveiras tudo o que lá em casa já não faz falta, brinquedos, livros, jogos, desenhos e depois vendê-los (a preços até 1 Euro). Outros artigos mais originais também têm lugar: uma história bem lida, uma acrobacia, um truque de magia, uma limonada ou os bolinhos que se aprendem a fazer com a avó. Haverá ainda o lugar dos avaliadores para quem tenha dúvidas sobre o preço a dar ao seu artigo, e também um espaço para fazer as devidas etiquetas.

Internet: http://www.ccb.pt/

Informações úteis: Cada família deve inscrever-se previamente informando o tipo e número de coisas que vai apresentar, assim como o horário que pretende, devendo contactar o CPA (213612 899)

Fonte: agendalx.pt

A Recicloteca já participou em campanhas anteriores e foi muito divertido. Não te esqueças de levar uma manta para os teus produtos. Se não conseguires uma inscrição, contacta a Recicloteca – temos uma vaga para ti, incluindo um adulto.

Se tens jogos ou brinquedos que se encontram incompletos ou parcialmente estragados, entrega-os na Recicloteca para realizar trabalhos criativos.

Ecofreguesias

Vamos fazer de Carnaxide uma Ecofreguesia

Na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações, em particular de Carnaxide e tendo as Juntas de Freguesia um papel dinamizador enquanto entidades administrativas mais próximas do cidadão e ainda, considerando que a Tratolixo e as Juntas de Freguesia partilham o entendimento que o bem-estar e a qualidade de vida dos fregueses que assenta na salvaguarda dos valores ambientais, nomeadamente através da separação dos resíduos e na valorização do espaço público, foi celebrado o Acordo de Colaboração com a Tratolixo, no âmbito da iniciativa Eco freguesias Tratolixo 2007.

Aderiram ainda a este projecto diversas Instituições da Freguesia: Colégio Monte Flor, Agrupamento de Escolas Carnaxide/Valejas, Sociedade Filarmónica de Carnaxide, PSP de Carnaxide, Associação dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide, Farmácia Central, Agrupamento de Escuteiros e
Assomada.

A Junta de Freguesia já promoveu diversas acções externas e internas, com a colocação de MUPIS em diversos locais, para sensibilização dos seus Munícipes e dotando os Serviços internos da Junta, com todos os dispositivos de recolha selectiva.

Com os melhores cumprimentos,
O Presidente,

Jorge de Vilhena

Campanha de distribuição gratuita de árvores aos munícipes

A Câmara de Oeiras oferece-lhe a árvore que sempre quis ter no seu jardim ou quintal. É simples. Só tem de ligar 21.442.71.75 e escolher a árvore ou arbusto preferido, entre os que constam neste folheto ou outros disponíveis nos viveiros municipais. Depois de combinar connosco, já pode vir buscar a sua nova árvore aos viveiros da Fábrica da Pólvora. Não paga nada, basta que a receba com um sorriso.

Aproveite e ajude a fazer de Oeiras uma Cidade Verde.
- Podem receber árvores munícipes com quintal/jardim (exclusivamente)
- 1 árvore por pessoa (se residirem numa mesma casa várias pessoas, cada uma delas terá direito a uma árvore)

MENSAGENS UNIVERSAIS


Uma imagem vale mil palavras? Não. Vale muito mais.

Feira da Ladra Alternativa

Um grupo de criativos, com vidas e artes distintas, resolveram juntar-se e apresentar publicamente as suas peças. Desde os acessórios de moda à decoração, na maioria dos casos está presente o espírito da reinterpretação formal e da reciclagem de materiais.Localizado na Travessa do Zagalo nº 9 em Lisboa, paredes meias com o Panteão Nacional e com a tradicional Feira da Ladra, este espaço de ocupações múltiplas, acolherá esta feira exposição venda, bem como os autores das peças, promovendo uma partilha de experiências entre os próprios e os seus visitantes. As compras só poderão ser feitas em dinheiro. Próximas feiras:
  • 15/16 Setembro
  • 24/25 Novembro

Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, Largo do Salvador em Alfama

Sábado 10h/21h

Domingo 10h/19h

Entrada gratuita

Fonte: Turismo de Lisboa

O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.