00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

30/05/2009

DIA DA ENERGIA

No dia 29 de Maio comemora-se o DIA DA ENERGIA. Nestes dias vale a pena descobrir que poupar ou utilizar energias alternativas não é assim tão complicado. Fica aqui uma sugestão, aprende a construir um carro solar.

20/05/2009

CONDOMÍNIO DA TERRA

'A crise ambiental é, antes de mais, um problema do homem, que ao homem compete resolver. Indispensável e urgente é tomar consciência de que existe uma deficiente adaptação das sociedades humanas às circunstâncias impostas pelo planeta que habitam, o qual é dominado por profundas e intricadas interrelações naturais. CONDOMÍNIO DA TERRA tem como objectivo conciliar os homens com o seu planeta, possibilitando a coexistência de soberanias autónomas num espaço colectivo, ou seja, um poder político, supremo e independente, relativo à fracção territorial de cada estado, e partilhado, no que concerne as partes comuns. (fonte:http://www.bcsdportugal.org/)

Presentes de 'último minuto' (3)


Material: Rolo e placa de cartão, revistas, cola e tesoura
Metodologia: forrar o rolo, bem como a placa com as imagens que te agradarem. Podes escolher uma imagem surpresa para o fundo do copo; revestir o trabalho com cola branca para ganhar mais resistência.

DESAFIO: REUTILIZAR GARRAFAS DE PLÁSTICO

Sabias que a reciclagem do material plástico utilizado em cinco garrafas de plástico PET, gera poliéster suficiente para produzir uma T-Shirt do tamanho XL?

O nosso próximo desafio propõe reutilizar garrafas de plástico de água e sumos para ajudar o ambiente e em simultâneo criar objectos únicos, os teus, cheios de criatividade. Participa, deixando as tuas ideias na c-box.

14/05/2009

REUTILIZAR CAIXAS DE OVOS

REUTILIZAR CAIXAS DE OVOS (DESAFIO)

Foram várias as propostas apresentadas no nosso terceiro desafio, desta vez sobre COMO REUTILIZAR CAIXAS DE OVOS. Ficam aqui as sugestões:
Inês: Moldura dupla.
Mariana: mala
Cristiana: Suporte para óculos.
Inês: Para guardar moedas.
Inês: Organizador de meias.
Francisco Fiatista: 'Abajour'
Elisa: Um bom esconderijo para guardar jóias
Madalena e Inês: com caixas de ovos podemos fazer cestos, crocodilos, troncos de palmeiras, etc...
Carla: Vi algures na internet umas pinturas feitas nestas embalagens e achei-as lindissímas.
Susana: recorta-se a embalagem às tiras, pintamos e temos várias lagartas
Catarina Silva: carapaça de tartaruga
Sandra: Fazer uma cabeça de fantoche
Maria João: Podemos pintar a caixa ou aplicar colagens e guardar pequenos objectos.
Tens mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários

Re-inventar bonecos


O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.