00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

27/04/2009

Presentes de 'último minuto'



Pisa-papéis com recurso a decalcomania (fonte: belladia)

Dia da Mãe


Criação de embalagens com recurso a tubos de cartão, para os presentes do Dia da Mãe

REUTILIZAR CAIXAS DE OVOS

Ainda com o espírito da Páscoa, vamos dar início ao terceiro desafio - COMO REUTILIZAR CAIXAS DE OVOS? Deixa a tua sugestão na cbox.

COMO REUTILIZAR TAMPAS

Foram várias as propostas apresentadas no nosso terceiro desafio, desta vez sobre COMO REUTILIZAR TAMPAS. Ficam aqui as sugestões:

Mariana Caldas: corridas de caricas
Mariana Caldas: Espanta-espíritos
Luísa gama: Mosaico
l: Jogo de damas
MJ: Pode-se furar as tampas, passar um fio e criar 'espanta-espíritos'
sara: olhos para os robôs
Cátia: Rodas para os carrinhos de cartão
Catarina: Colares
Rute: Molduras
Rafaela: Jogo do galo

Tens mais ideias? Deixa as tuas sugestões na área dos comentários.

22/04/2009

Dia da Terra

Postal alusivo ao Dia da Terra, com recurso à técnica do Kirigami (Educação Visual 8)

Dia da Terra nos Livros de Ponto

As turmas do 8º ano executaram um conjunto de marcadores alusivos ao Dia da Terra, que posteriormente foram aplicados nos livros de ponto. Os cartoons podem ser visualizados aqui.

CARTA DA MÃE NATUREZA

UM DIA PELO PLANETA

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez no dia 22 de Abril de 1970, sendo actualmente uma efeméride em centenas de países por todo o mundo na qual milhares de organizações e cidadãos participam activamente.

O principal objectivo do Dia da Terra é o de sensibilizar a sociedade para os problemas ambientais existentes a nível mundial e para a importância da promoção de iniciativas que visem o desenvolvimento sustentável, evitando a degradação do planeta onde vivemos.

Em Portugal a data também tem vindo a ser assinalada por um número cada vez maior de entidades e municípios, que vão desenvolvendo acções práticas de promoção da qualidade de vida no planeta e a defesa do ambiente. É a este movimento global de defesa do planeta - que este ano já conta com 1000 eventos registados na Rede Internacional (http://www.earthday.net/), que se irão desenvolver em vários pontos do mundo – “Dia da Terra – Cem coisas pelo Planeta”.
Segundo a rede mundial, o Dia da Terra deve ser um dia de participação cívica para defender os princípios de sustentabilidade local aplicando a máxima “Pensar globalmente, agir localmente”.
(Fonte: Confagri)

15/04/2009

40 ACÇÕES PARA MELHORAR O NOSSO MUNDO


Preservar o ambiente e garantir um futuro melhor está nas mãos de todos nós. É urgente repensar os nossos gestos diários, tais como:
1. Apoiar e participar em projectos de desenvolvimento sustentável;
2. Informar-se sobre a política ambiental das marcas que consume;
3. Cozinhar sempre com o lume no mínimo e, de preferência, em panelas de pressão. Manter as panelas tapadas, para manter o calor e tornar mais rápido o cozimento, diminuindo assim a quantidade de CO2 (dióxido de carbono), principal gás responsável pelo efeito estufa, emitido no meio ambiente pela queima de gás de cozinha;
4. Procurar retirar do frigorífico todos os ingredientes necessários de uma só vez, para economizar energia.
5. Não colocar o frigorífico perto de fogão para evitar superaquecimento.
6. Diminuir o consumo de carne vermelha. Muitos cientistas consideram a criação de bovinos uma das maiores responsáveis pelo efeito estufa, graças ao metano, um gás inflamável e poluente, e à enorme quantidade da água necessária a produção da carne vermelha.
7. Não trocar o telemóvel enquanto estiver em bom estado. O telemóvel utiliza metais pesados na sua produção e muitas vezes, baseia-se em mão de obra barata dos países em desenvolvimento.
8. Evitar o uso de pilhas, conectando os aparelhos na corrente eléctrica. Uma pilha, além de gerar lixo, consome mais energia para ser fabricada do que a energia que obtemos dela. Quando estritamente necessárias, optar pelas recarregáveis.
9. Usar lâmpadas de baixo consumo, que gastam menos energia que as incandescentes e fluorescentes.
10. Comprar electrodomésticos de baixo consumo energético;
11. Desligar os aparelhos ou desconectá-los da tomada quando não estiverem em uso;
12. Usar a máquina de lavar roupa e louça apenas quando estiverem cheias. Quando accionadas com a metade de sua capacidade, seleccionar os modos de menor consumo de água.
13. Pendurar a roupa para secar e usar a máquina de secar apenas em casos especiais.
14. Diminuir o tempo do banho e dar preferência ao chuveiro, que consome menos energia e menos água.
15. Fazer compostagem orgânica.
16. Plantar árvores, pois elas absorvem toneladas de gás.
17. Economizar papel significa poupar florestas. De preferência, usar papel reciclado.
18. No computador, ler os textos sem imprimi-los. Se a impressão for necessária, imprimir frente e verso.
19. Sempre que possível, utilizar os livros das bibliotecas ou on-line;
20. Preferir toalhas e guardanapos de panos, em vez de papel;
21. Simplificar o consumo de alimentos, dando preferência aos frescos, produzidos na nossa região;
22. Comprar alimentos nacionais da estação e evitar o consumo de industrializados, assim como os importados, que costumam conter grande quantidade de agro tóxicos.
23. Consumir alimentos orgânicos, sem agro tóxicos, que respeitam os ciclos de vida dos animais e absorvem mais gás carbónico da atmosfera.
24. Evitar alimentos congelados.
25. Evitar comprar alimentos embalados em isopor. O isopor é uma espuma de poliestireno, obtido a partir do benzeno, produto reconhecidamente cancerígeno. O benzeno é convertido em estireno e depois injectado com gases que lhe dão consistência de espuma. Os gases mais usados nesse processo são os clorofluorcarbonos (CFCs), responsáveis pelo buraco na camada de ozono. A espuma de poliestireno é totalmente não-biodegradável, sendo assim, o isopor é uma grande ameaça à vida, porque contaminam os alimentos. Além disso, ao partir-se em pequenos pedaços, pode ser ingerido por diversos animais.
26. Reduzir o uso de embalagens, dando preferência às reutilizáveis.
27. Não comprar aerossóis, como sprays de cabelo e insecticidas. Essas embalagens contêm clorofluorcarbonos.
28. Preferir produtos de limpeza biodegradáveis, ajudando, assim, a diminuir a acumulação de resíduos tóxicos nos rios e mares.
29. Utilizar sacos de pano ou juta para fazer compras. Os sacos de plástico poluem o solo e o mar e liberam meta e gás carbónico.
30. Sempre que possível andar a pé ou de bicicleta, ou utilizar um transporte colectivo;
31. Quando trocar de carro, escolher um modelo menor e menos poluente.
32. Economizar CDs e DVDs : um CD leva aproximadamente 450 para decompor-se. Utilizar mídias regraváveis, tais como: CD-RW, drives USB ou FTP para carregar ou partilhar os seus arquivos.
33. Desligar o computador quando ficar mais de duas horas sem utilizá-lo, e o monitor depois de 15 minutos. Dar preferência ao monitor de LCD, que é mais económico - o maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor.
34. Usar a Internet para participar de acções virtuais de consciencialização e mobilização.
35. Economizar energia eléctrica, usando com mais frequência as escadas aos elevadores.
36. Recuperar, consertar, renovar e reciclar.
37. Utilizar lixo orgânico (pó de café, cascas de ovos, cascas de frutas e legumes, etc.) como adubo em vasos de plantas.
38. Regar sempre as plantas à noite ou de manhã bem cedo, com o objectivo de impedir que a água se perca na evaporação.
39. Instalar uma válvula na descarga para regular a quantidade de água liberada na sanita;
40. Não deitar o óleo de cozinha directamente no lavatório ou sanita. pois isso contamina lençóis subterrâneos de água e pode entupir o sistema de esgoto. Depositar os óleos nos ecopontos adequados.

DIA DA TERRA 2009

Criado nos anos 70, o Dia da Terra tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Para ajudar a ampliar a consciência sobre o impacto das mudanças climáticas sobre a Terra, o canal National Geographic preparou uma programação especial para a semana de 20 a 25 de Abril. Todo o conteúdo será sobre ecologia: conselhos, estatísticas e muita informação sobre o cuidado consciente do meio ambiente. Veja aqui a programação!

O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.