00
++
O QUE FAZEMOS
Os participantes aprendem a importância de se praticar a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar) através da transformação de desperdícios em objectos utilitários e artísticos. É igualmente um espaço de partilha de ideias, notícias e projectos ecologicamente responsáveis, contribuindo para a preservação e melhoria do ambiente.
COMO PARTICIPAR
1) Consulta este blogue com regularidade – vais encontrar sugestões para contribuíres para a defesa e preservação do meio ambiente;
2) Envia-nos as tuas ideias e projectos sobre temáticas ligadas ao meio ambiente para recicloteca.evs@gmail.com;
3) Colabora na separação de resíduos – estás a ajudar o meio ambiente.
__________________________________________
_______________________________________

19/10/2007

SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS - Respostas

1. - Os ecopontos são prémios atribuídos ás empresas que efectuam a separação de resíduos. F
Os ECOPONTOS são contentores utilizados para a separação de resíduos. O de cor azul designa-se por Papelão, o verde por Vidrão, o amarelo por Embalão e o vermelho por Pilhão. Neles poderá depositar apenas os materiais correspondentes.
2.As embalagens de cartão devem ser espalmadas antes de serem colocadas no contentor azul. V
Ocupam menos espaço em casa, facilita o seu transporte e diminui o número de deslocações ao ecoponto;
3.Devemos colocar as lâmpadas no contentor verde.F
Devemos evitar deitar as lâmpadas no lixo e, muito menos, no vidrão.
As lâmpadas fluorescentes ou de descarga não podem ser depositadas no contentor do lixo indiferenciado, pois contêm substâncias perigosas que devem ser recolhidas separadamente. Quando uma lâmpada deste tipo se funde, pode entregá-la, sem qualquer custo, no estabelecimento onde vai comprar a nova. Também pode depositá-la nos centros de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, ou nos ecocentros que as aceitam.
4. A compostagem transforma a matéria orgânica em lixo. F
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto. O composto melhora a estrutura do solo, e actua como adubo.
5. As garrafas de plástico não são recicláveis. F
As garrafas de plástico são recicláveis.
Os processos de reciclagem utilizados pelos vários recicladores transformam os resíduos em matéria-prima que é, posteriormente, introduzida nos processos de fabrico de diversas aplicações em plástico, como sejam, tubos para a agricultura, paletes de transporte, materiais para o sector de construção civil e bricolagem, novas embalagens e ainda fibras de enchimento para acolchoados e algumas peças de vestuário e brinquedos.

6.Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 árvores. V
Para além disso, utiliza 3 vezes menos energia e consome menos 180.000 litros de água.

Vencedor - Dreads, com 100%

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.saladosprofessores.com O maior portal para professores de Portugal. Se é professor, junte-se à nossa comunidade e participe no fórum com milhares de outros colegas!

O NASCIMENTO DA RECICLOTECA

Ç
Ç
A RECICLOTECA teve o seu arranque na Escola E. B. 2,3 Vieira da Silva, em Carnaxide, no ano lectivo 2007-2008. Funcionou como uma oficina artística, desenvolvendo e apoiando projectos do foro ambiental, em colaboração com a comunidade educativa ao longo de dois anos lectivos. Por motivos profissionais, nomeadamente mudança de escola/ local de trabalho da coordenadora, esta oficina encontra-se confinada aos seus 3 blogues e actividades geradas a partir dos seus colaboradores virtuais.